abc+

TURISMO HISTÓRICO

3º Walk Tour São Léo 2024 destaca pontos históricos da região central da cidade

Nesta edição, os locais visitados ficavam nas ruas Lindolfo Collor, José Bonifácio, Conceição e Flores da Cunha, no Centro da cidade

Publicado em: 29/09/2024 às 17h:57 Última atualização: 29/09/2024 às 18h:04
Publicidade

Um passeio para celebrar as belezas arquitetônicas e históricas do município. Foi assim a terceira edição do Walk Tour São Léo 2024, organizado pelo Interventura Urbana, dirigido pela arquiteta Júlia Rolim, e pelo Old São Leopoldo, idealizado por Mateus do Nascimento. As duas outras edições deste ano ocorreram nos meses de abril e julho.

Com 30 participantes e um trajeto que passava pelas ruas Lindolfo Collor, José Bonifácio, Conceição e Flores da Cunha, no Centro da cidade, a ação contou com visitas a diversas fábricas e prédios históricos, como o casarão dos anos 40 que pertenceu à artista plástica Dalila Baldwin Stabel.

Visita ao Solar dos Hoffmann, na Rua José Bonifácio



Visita ao Solar dos Hoffmann, na Rua José Bonifácio

Foto: Divulgação/Old São Leopoldo

A atividade iniciou em frente à Agência Sicredi, na Rua Lindolfo Collor, e partiu em dois horários: às 9h e às 14h. Na visão de Mateus, que também é Condutor de Turismo, ações como essa colaboram com o sentimento de pertencimento à cidade. “Nossa motivação é ajudar as pessoas a entenderem que por trás dessas paredes existem histórias e memórias que devem ser preservadas. A cidade inteira é um espaço com diversas histórias para serem conhecidas.”

Trajeto histórico e cultural

Para Mateus, alguns dos maiores destaques desta edição ficam localizados ao longo da Rua José Bonifácio. “Ela preserva um casario importante que tem exemplares que vão do final do século 19 até os anos 40. A região também era repleta de fábricas, tendo um importante acervo de arquitetura industrial.”

Além disso, o grupo também passou pelo casario da família Stabel e pela antiga residência do Sr Luís Emílio Schmidt, hoje sede da Nova Acrópole. “Na rua José Bonifácio contamos com a presença da Sra. Elisabeth Baldwin para contar um pouco sobre a história de alguns casarões da família Stabel e fazer uma breve visita interna em dois deles, com destaque para o casarão dos anos 40 que pertenceu a artista plástica Dalila Baldwin Stabel”, conta Nascimento.

Visita na antiga residência de Luiz Emílio Schmidt, atual sede da Nova Acrópole, na esquina entre as ruas Lindolfo Collor e José Bonifácio



Visita na antiga residência de Luiz Emílio Schmidt, atual sede da Nova Acrópole, na esquina entre as ruas Lindolfo Collor e José Bonifácio

Foto: Divulgação/Old São Leopoldo

Visita na casa que pertenceu a artista plástica Dalila Baldwin Stabel, na rua José Bonifácio



Visita na casa que pertenceu a artista plástica Dalila Baldwin Stabel, na rua José Bonifácio

Foto: Divulgação/Old São Leopoldo

“Nesta mesma rua também visitamos internamente o Solar dos Hofmann, um dos casarões mais belos da cidade, que pertenceu a família Hofmann, dona de uma fábrica de sabão e sabonetes que existiu na mesma rua. Na parte de sociabilidade, destacamos a Praça dos Correios e suas mudanças ao longo das décadas, além de um breve histórico da Sociedade Ginástica e de seus nomes de maior destaque nos esportes”, acrescenta.

Segundo Mateus, o percurso passou também por prédios como o da antiga F.G. Schmidt, referência em artefatos de couro, que pertenceu os irmão Frederico Guilherme Schmidt e Luiz Emílio Schmidt; a antiga Fábrica de Fósforos Sul Riograndense, que chegou a ser a maior fábrica de Fósforos do RS; e a antiga fábrica de louças e cerâmicas de João Alfredo Panitz. “A caminhada foi finalizada no Sítio Histórico do Museu do Trem, que completou seus 150 anos, destacando sua relevância histórica no desenvolvimento da cidade”, completa o idealizador do Old São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade