A última semana da 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos, que encerra neste domingo (22), conta com uma variedade de atrações na Praça da Biblioteca.
A partir do tema “Nas páginas do Tempo, a história se revela” a feira é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio da Sebratel.
Nesta quarta-feira (18), algumas das atrações foram a “Roda de Vivências: Religiões”, no Espaço Uma Cidade Viva Conta suas Histórias, e o lançamento do livro de Gisele Rodrigues, “Jornada de Autoconhecimento para Iniciantes”, no Palco Ziraldo.
Vivências e literatura
No Espaço Uma cidade viva conta suas histórias, a assessora do Núcleo de Educação das Relações Étnicos Raciais (Nerer) da Smed, Indiara Tainan Passos dos Santos, mediou a conversa sobre experiências acerca da diversidade religiosa. “Falar que cultura é ancestral é lembrar de todas essas mulheres que batalharam muito para que estivéssemos aqui, debatendo sobre religião na Feira do Livro”, disse.
Dentre as participantes do encontro estiveram a confeiteira Iliane dos santos, 46, e a metalúrgica Nilza da Silva, ambas do bairro Feitoria. Durante a conversa, elas refletiram sobre como a educação contribui com a sustentação ou desconstrução de preconceitos. “É coisa que vem dos pais falar com os filhos ‘mesmo que não seja da mesma religião, respeite a religião do outro’. A pessoa não entende aquela religião, então ela julga”, comentou Iliane. “Nenhuma criança nasce preconceituosa, ela se torna”, acrescentou Nilza.
Veja também: Parque Imperatriz recebe Feira Criativa no próximo domingo
No Palco Ziraldo, a escritora, professora e mestre em Linguística Gisele Rodrigues lançou o livro “Jornada de autoconhecimento para iniciantes”, o segundo de sua carreira. “Eu dou aula na rede municipal em São Leopoldo e tenho muitos alunos adolescentes e vejo que hoje em dia a saúde mental é uma pauta muito necessária, não só para os adolescentes mas também para os adultos. Eu escrevi esse livro porque vejo que muitas pessoas querem aprender sobre isso, mas não sabem qual livro comprar”, relata a autora, que já escreveu mais de 10 livros como ghostwriter para psicólogos.
LEIA TAMBÉM