A 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos está a todo vapor na Praça 20 de Setembro, mais conhecida como a Praça da Biblioteca, no centro. Sob o tema “Nas páginas do Tempo, a história se revela” a feira é realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio da Sebratel. A feira segue até o dia 22 de setembro.
Com 30 bancas de livreiros e diversas atrações culturais, que vão de apresentações musicais a teatro, diversos estudantes da cidade aproveitaram a programação de abertura, nesta terça-feira (10).
Dentre eles estavam Georgia Oliveira Magalhães, de 10 anos, aluna do 5º ano da Emef Gusmão Britto, que assistiu ao teatro Memória de Elefante. “São várias histórias e a que eu mais gostei foi a terceira, sobre o menino que foi zoado na escola”, diz. “Eu me identifiquei um pouco com ele, porque isso também já aconteceu comigo”, continua.
Fique de olho: Evento na Unisinos vai proporcionar vivência universitária a estudantes do Ensino Médio
Apaixonada por livros, a estudante do segundo ano da Emef Paul Harris, Eduarda Petry Matiel, 8, aproveitou o voucher de R$ 60,00 do Programa São Léo Mais Livros para comprar dois exemplares: “O que passou lá no céu?” e “A confeitaria doçura”. “Eu adoro vir aqui, minha mãe falou para eu pegar um monte de livros legais para eu ler pra ela, pra ela ver se a minha leitura tá boa”, conta. “Eu adoro ler, todos os livros são os meus favoritos. Gosto de marcar as minhas partes favoritas com marca-texto”, prossegue.
Sua colega Ana Clara Schwartz, 7, também aproveitou bastante. “Comprei três livros, um de atividades e dois de histórias.”
O papel da literatura e da cultura no município
Segundo a titular da Smed, Renata de Matos, cerca de 1500 estudantes chegam na praça em cada turno, desfrutando das mais de 140 atividades da programação. “Sempre temos oito espetáculos diários acontecendo nos dois palcos principais, além de lançamentos de livros, contações de histórias, de quadrinhos, no final da noite sempre temos atividades musicais…”, descreve.
A secretária comenta, ainda, sobre a realização da feira após a enchente histórica. “Como em todos os processos históricos pelos quais passaram a humanidade, as comunidades se reerguem, se reestruturam, se refazem a partir da cultura, da ciência e da generosidade”, destaca. “Realizar a Feira do Livro diante da maior catástrofe da nossa cidade é trazer de forma muito evidente a importância que tem a cultura e os espaços culturais para refazer a vida e construir a cidade”, finaliza.
Atrações desta quinta-feira na Praça da Biblioteca
Palco Bicentenário – Nas páginas do tempo nossa história se revela
9h, 10h,14h e 15h: Grupo Explosão da Dança
20h: 50 Tons de Pretas
Palco Menino Maluquinho
9h, 10h,14h e 15h: Lampião e Maria Bonita (Teatro)
Palco Ziraldo
9h30 e 10h30: Encontro com a autora Maíra Suertegaray
14h30 e 15h30: Contação de história com Jonathan Ortiz
17h: Lançamento do livro de Cristiane Johann – “A educação em direitos humanos, ambientes escolares e a parceria dos Defensores Públicos”
19h às 20h: Mesa literária “Poesia e Territórios”. Com Calila das Mercês (BA) e Francis Mary (AC)
Palco Aldir Blanc
18h: Leopoldo (Coopercultura) (Voz e violão)
Espaço Uma cidade viva conta suas histórias
Das 9h às 12h e das 13h às 18h: Exposições: “São Leopoldo, 200 anos – Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil” e “Vida que se refaz”
LEIA TAMBÉM
16h: Roda de Vivências: Indústria
Espaço Carreta Literária
9h: Hora do Conto divertida
10h: Contação de história “A vaca que botou um ovo”
14h: Contação de história “A Ilha dos sentimentos”
15h: Contação de história “O chá das maravilhas”