abc+

NO GINÁSIO MUNICIPAL

11ª Motic se encerra com premiação nesta sexta-feira

Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências reúne 247 projetos de pesquisa, inovação e ciências de 1,5 mil estudantes e professores de escolas das redes pública e privadas de São Leopoldo e de outras cidades do Estado

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 15/09/2023 às 03h:00 Última atualização: 18/10/2023 às 19h:09
Publicidade

Encerra-se nesta sexta-feira (15), após quatro dias de atividades no Ginásio Municipal Celso Morbach, no Largo Rui Porto, e também com ações on-line, a 11ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic), que reúne 247 projetos de pesquisa, inovação e ciências de 1,5 mil estudantes e professores de escolas das redes pública e privadas de São Leopoldo e de outras cidades do Estado.

O grupo de Dafni falou sobre cinema e inclusão social



O grupo de Dafni falou sobre cinema e inclusão social

Foto: Amanda Krohn/Especial

A visitação da feira nesta sexta é das 13h30 às 18h30 (neste horário deve ocorrer a premiação dos trabalhos). O prêmio será certificado, medalha, troféu e credenciamento para outras Feiras Científicas.

A inclusão social foi um tema marcante neste ano. Um dos projetos foi “A Produção Cinematográfica do Futuro”, que prevê salas de cinema mais acessíveis. O protótipo consiste em salas adaptadas e um óculos de realidade virtual para melhorar a visibilidade do filme. A ideia foi desenvolvida pelos alunos Dafni Jaume dos Reis, Calebe Rafael Petry e Jorge Henrique dos Santos Pereira, do 6º ano da EMEF Professora Otília Carvalho Rieth, orientados pela professora de artes Dirce Mendes Darski. Para Dafni, a tecnologia é uma arma poderosa contra a desigualdade social e a injustiça. “Eu ficaria bem triste se passasse por alguma dificuldade para acessar o cinema. Não conseguiria nem ver o filme direito.”

Para o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Ricardo da Luz, o grande diferencial da edição de 2023 é a abordagem da diversidade, inclusão e os temas de gênero e raça. “As questões de direitos humanos estão cada vez mais presentes. Anos atrás parecia que direitos humanos não tinham a ver com ciência, mas não é assim”, afirma. “Esse assunto tá sendo internalizado dentro das escolas”, completa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade