abc+

Educação e tecnologia

11ª Motic conta com 247 projetos e 1500 participantes

Mostra ocorre até a sexta-feira (15) com mais de mil participantes

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 12/09/2023 às 03h:00 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:52
Publicidade

Com início nesta terça-feira (12), a 11ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências conta com 247 projetos e 1500 participantes, entre professores e alunos. A abertura oficial será às 13h30 e o evento ocorre até a sexta-feira (15), no Ginásio Municipal Celso Morbach. Voltada ao incentivo da investigação científica, a mostra também terá ações online, transmitidas pelo site da Motic. A visitação é gratuita.

Popularização constante do evento impressiona a organização



Popularização constante do evento impressiona a organização

Foto: Diego da Rosa/GES

No total individual, são 756 estudantes participando e 504 professores envolvidos. As feiras que antecederam o evento mobilizaram cerca de 10 mil crianças, que apresentaram mais de 2500 trabalhos. Entre os vencedores, estão 48 escolas municipais e 32 convidadas, que incluem escolas particulares, estaduais e de outros municípios. Entre as cidades que participam nesse ano estão Carlos Barbosa, Dourados (MS), Estância Velha, Pelotas e Porto Alegre. A estimativa é que mais de 18 municípios estejam presentes. Além disso, outros dois países demonstraram interesse em participar de forma online, no entanto, a viabilidade só poderá ser confirmada no dia do evento.

Novidades

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed) Ricardo da Luz, as principais novidades em 2023 são a ampliação constante da estrutura e a participação de todas as escolas particulares de São Leopoldo.

Educação

Ricardo afirma que a mostra tem um papel essencial na missão de modernizar a educação leopoldense. “Nós temos um conjunto de professores comprometidos com a aprendizagem e a educação no século 21 tem que ter pesquisa”, comenta. “Hoje em dia, as crianças estão muito mais curiosas do que antigamente e a Motic é um fruto disso. Não existe educação sem pesquisa”, continua.

Para a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Smed, Lisiani Moraes da Rosa, a Mostra tem um potencial transformador. “A Motic congrega o trabalho de todas essas crianças pesquisadoras e empoderadas que acreditam na ciência e que é só dessa forma que vamos mudar nossa realidade.” Moraes comenta ainda sobre o planejamento envolvido para que a Mostra ocorra. “Antes de vir, as escolas se preparam com seus temas, que são vários. Vão desde o imaginário das crianças da educação infantil até projetos mais técnicos, sobre a água e uso da tecnologia”, explica.

Em 2022, o grande destaque da Motic foi a robótica



Em 2022, o grande destaque da Motic foi a robótica

Foto: Diego da Rosa/GES

Destaque regional

Lisiani Moraes da Rosa destaca ainda o crescimento da Motic com o passar dos anos. “A Motic iniciou em 2005, com apenas cinco trabalhos inscritos. Dali pra diante, viemos numa crescente muito grande e rápida”, ressalta. “O crescimento dos trabalhos que vem das escolas para a Motic é muito grande. Para nossa grata surpresa, estamos sendo procurados por diversas escolas da região. Essas escolas novas que vieram, foram elas que entraram em contato com a gente”, finaliza. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade