abc+

SAIBA COMO PARTICIPAR

Voluntários serão treinados para monitorar áreas de risco em Novo Hamburgo

Defesa Civil vai capacitar moradores interessados que vivem em bairros mais propensos a desastres como desmoronamentos, desabamentos e alagamentos

Susete Mello
Publicado em: 12/04/2023 às 07h:30 Última atualização: 04/03/2024 às 09h:59
Publicidade

A Defesa Civil está fomentando a criação de equipe de voluntários, moradores da região norte de Novo Hamburgo (bairros São José, Kephas, Vila Diehl e Redentora), para que observem a ação da natureza em situações críticas de chuvas torrenciais onde há encharcamento de solo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente Claudiomiro da Fonseca, essas pessoas serão capacitadas para monitorar áreas próximas de morros e antecipar situações que coloquem em risco as vidas dos moradores, como desmoronamentos, desabamentos e alagamentos.

Fonseca na escola Adolfina, que será sede de um dos núcleos



Fonseca na escola Adolfina, que será sede de um dos núcleos

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Os voluntários, uma espécie de “olheiros”, estarão representando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), situados em três escolas (Eugênio Nelson Ritzel, Campos Sales e Adolfina Diefenthäler), que servirão de abrigo para moradores em caso de desastres climáticos.

“Com a criação destes três pontos de abrigos, temos um triângulo em relação ao contorno dos morros, iniciando ao leste, pela Eugênio, mais ao fundo, em direção ao cantão da Diehl, indo até o final da (rua) Arthur Momberger, numa região acentuada de morros temos a Escola Campos Sales, e à direita na região da Redentora está a Adolfina, que também serve de ponto de abrigo para possibilidade de alguma situação anormal, de alguma catástrofe naquela região da Redentora”, detalha Fonseca.

Mapa
Capacitação na quinta-feira

Até terça-feira (11), eram 13 inscritos para a capacitação com Defesa Civil que vai acontecer na quinta-feira (13), às 19 horas, na Escola Adolfina Diefenthäler. “Precisamos qualificar esse pessoal rapidamente para que tenhamos essas pessoas nas regiões”, acentua. Ele frisa que a capacitação terá foco em conhecimentos e percepção das áreas de risco.

Os voluntários serão identificados em mapa, com nome e endereço, facilitando a localização quando a Defesa Civil necessitar de contato na área. Também foi criado um grupo de WhatsApp para cada grupo de voluntários de escola.

Interessados em participar do curso com a Defesa Civil devem entrar em contato pelos telefones 3587-7863 e 3097-9408, das 8 às 17 horas.

Como funciona a ideia

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) são formados por voluntários da comunidade. Eles recebem preparação da Defesa Civil para apoiar na prevenção de riscos e para agir em situações de eventos meteorológicos ou climáticos, se necessário.

Por isso, é importante que a formação dos Nupdecs ocorra por moradores de áreas sujeitas a inundações, enchentes e deslizamentos.

O trabalho da Defesa Civil ainda inclui um cadastro de integrantes. Assim, os voluntários irão receber alertas e avisos preventivos via WhatsApp quando há previsão de fortes chuvas, ventos, baixas temperaturas ou mesmo reuniões dos Nupdecs.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade