SOLIDARIEDADE

Voluntários criam plataforma para gestão durante crises humanitárias

Grupo transforma calamidade em oportunidade para criar um legado solidário

Publicado em: 26/06/2024 13:09
Última atualização: 26/06/2024 20:27

Em tempos de crise, a solidariedade emerge como um farol de esperança. Patrícia Fender Silveira, voluntária do projeto Help Action, nos conta sobre a iniciativa que surgiu em meio às enchentes no Rio Grande do Sul e que promete transformar a gestão de crises humanitárias globalmente.


Painel solidário será aberto e gratuito Foto: projeto Help Action

"Estamos aprendendo com essa enchente sobre todos os processos e construindo uma plataforma humanitária que seja gratuita e útil para episódios futuros", afirma Patrícia.

O projeto Help Action é um esforço coletivo de aproximadamente 30 voluntários de diversas partes do Brasil. O principal objetivo é criar uma plataforma que possa ser utilizada globalmente em situações de crise.

Este grupo se organiza em equipes dedicadas ao desenvolvimento, comunicação, testes, mapeamento e apoio, cada uma desempenhando um papel crucial na construção de uma ferramenta robusta e eficiente.

O projeto conta com o apoio significativo da Universidade Feevale, que contribui através dos cursos de graduação em Informática e o mestrado em Indústria Criativa. Além disso, o Centro de Design da Feevale está envolvido na criação da identidade visual da marca Help Action.

Uma planilha que mudou tudo

A ideia inicial do projeto surgiu com uma simples planilha de voluntários, elaborada nos primeiros dias das enchentes. "Nos primeiros dias da enchente, as cidades do Vale do Sinos organizaram uma planilha chamada 'Centros Voluntários Novo Hamburgo e Região'", relembra Patrícia.

Este documento, atualizado diariamente com informações sobre abrigos, necessidades de voluntários e doações, chamou rapidamente a atenção de um grupo de voluntárias de outros estados, que viram potencial para algo maior.

Dessa colaboração nasceu o Painel Solidário, um dashboard público que compila os principais indicadores sobre a situação dos abrigos, necessidade de voluntários e doações.

"A partir desse momento, o projeto cresce consideravelmente e recebe uma nova configuração que é complementar à ideia do Painel Solidário", explica Patrícia. A plataforma se expandiu para incluir outros módulos essenciais como segurança, logística e resgate, que serão implementados em versões futuras.

Estrutura e funcionamento

A estrutura da plataforma é meticulosamente organizada para garantir a eficiência e a precisão das informações. A aplicação permite que abrigos, voluntários e doadores sinalizem como podem ajudar e o que precisam. "A informação correta entre pessoas de diferentes linhas de frente e comunidade acontecerá de forma fluída, correta e atualizada", garante Patrícia.

A plataforma inclui módulos que cobrem diversas necessidades em uma crise humanitária, como detalhes sobre as necessidades de doações, especificando quantidade, prioridade, tamanho, gênero e medidas. Ademais, são incluídas informações sobre endereço, responsáveis, ocupação, status e categoria dos abrigos.

A plataforma também engloba a necessidade ou não de voluntários, categorias, atividades, turnos e horários. Além de segurança, dados do poder público, logística, distribuição e resgate. Atualmente em mapeamento, esses módulos garantirão uma resposta coordenada e eficiente da comunidade.

Apesar do progresso notável, o projeto enfrenta desafios contínuos, principalmente a necessidade de mais voluntários para mapear processos e reforçar o time de tecnologia. "Neste momento, precisamos nos preparar para os novos módulos, e para isso, precisamos de novos voluntários de tecnologia e reforçar o time de mapeamento de processos", apela Patrícia.

Legado para o futuro

A visão de longo prazo do Help Action é clara: deixar um legado solidário que possa ser utilizado globalmente. "Nossa solução pode ser utilizada por qualquer iniciativa que possui na sua dinâmica de funcionamento fatores como crises humanitárias, doação, voluntariado, iniciativas sociais ou abrigos", explica Patrícia.

A plataforma será disponibilizada gratuitamente, com o código aberto, para que possa ser adaptada e utilizada por qualquer pessoa ou organização no mundo.

Onde encontrar

Para saber mais sobre o projeto ou para se voluntariar, os interessados podem entrar em contato através do e-mail painelsolidario.plataforma@gmail.com. Com a entrega do projeto em fases, a expectativa é que o primeiro módulo, que envolve abrigos, doações e voluntários, seja lançado no próximo mês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas