A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt (MDB), convocou na manhã desta segunda-feira (6) reunião de trabalho com as principais pastas do Executivo para repassar as orientações contidas no Plano de Contingência do Município. A medida se dá em função do alerta máximo de chuvas intensas previstas para as próximas horas no Rio Grande do Sul, mas em especial no Vale do Sinos.
Fatima chamou secretários e auxiliares, além da Defesa Civil e a Guarda Municipal, com objetivo de alinhar ações emergenciais na cidade. “Estamos dando a importância que o alerta requer”, enfatizou. Além disso, desde o último sábado (4), a prefeita e os órgãos de monitoramento acompanham de perto os desdobramentos ocasionados pela chuvarada na cidade.
Segundo dados da Defesa Civil, Novo Hamburgo teve 115 mm de chuva em 24 horas, de sábado para domingo (5).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuvas intensas que podem chegar a 100 mm ao longo desta segunda-feira, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM
Ações em curso no Município
Uma das atividades colocadas em prática desde cedo está atrelada ao aviso à população residente em áreas de risco como encostas de morros nos bairros São José e Diehl.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Claudiomiro Fonseca, “a preocupação é o volume de chuva previsto e o fato de algumas encostas já estarem encharcadas”, sinaliza.
Além disso, veículos do órgão e também da Guarda Municipal estão nas ruas acompanhando a situação nestas áreas e nos pontos de maior risco de alagamentos. Um geólogo também poderá avaliar a situação das encostas ao longo do dia.