abc+

DOCUMENTAR O COTIDIANO

Professoras de Novo Hamburgo inovam ao escrever livro sobre as vivências dos pequenos estudantes em sala de aula

Obra Fotonarrativas documenta o cotidiano das crianças. Comunidade se uniu para ajudar no lançamento

Laura Rolim
Publicado em: 08/11/2023 às 06h:30
Publicidade

Retratar a vivência dos pequenos durante as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bem-Te-Vi, do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, foi o que motivou três professoras a escreverem o livro Fotonarrativas, que busca documentar o cotidiano das crianças. O lançamento foi no dia 21 de outubro, na própria escola, e reuniu familiares e toda a comunidade escolar.

Alunos com os livros lançados pelas professoras | Jornal NH



Alunos com os livros lançados pelas professoras

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

As responsáveis pela elaboração do livro foram as professoras Caroline Bender, Natália Correia e Veridiana Vargas. De acordo com as educadoras, a ideia surgiu com a intenção de explicar para os familiares e responsáveis o que as crianças fazem na escola durante o dia. Para a construção da obra, textos e sequências de fotos foram utilizadas para documentar o processo de aprendizagem.

“Queríamos contar sobre a comunidade que essas crianças estão inseridas, contar para outros municípios quanta cultura se pode ter num local como esse, mesmo inseridos em uma vulnerabilidade social. O livro tem um papel importante para a educação e para nós professores”, afirma Veridiana Vargas, diretora pedagógica da escola e uma das autoras do livro.



Além de ser uma ferramenta de comunicação entre os educadores e famílias, o livro tem o objetivo de explicar as concepções de infância e sobre os métodos utilizados na educação que as crianças recebem enquanto estão em sala de aula. “Estamos contando para a comunidade e mostrando a importância da educação pedagógica. Para que deixem de lado o pensamento de que quando estão na escola estão sendo apenas cuidadas, mas que estão aprendendo com profissionais embasados em pesquisa”, explica Natália Correia, professora da escola e também autora do livro.

Nas 74 páginas da obra, o uso da fotografia permite contribuir para um processo reflexivo sobre os modos de viver, observar, registrar e comunicar o cotidiano de uma escola que organiza suas ações para garantir os direitos e as necessidades das crianças. A Emei, que conta com 170 crianças de zero a três anos, busca estar próxima das famílias e da comunidade, e a publicação do livro busca exatamente isso.

Veja o vídeo

Apoio da comunidade

Para tirar o livro do papel, as professoras conseguiram patrocínio de empresas privadas para a publicação de 260 exemplares, que foram doados às crianças, professores e funcionários da escola no início de outubro. Agora, o objetivo é vender os outros 550 livros impressos.

Apesar da pouca idade, as crianças demonstram alegria ao se verem retratadas nas páginas do livro. “Olha, essa aqui sou eu”, diz uma das meninas. “Aqui é o meu papai, minha mamãe, e meus avós”, mostra o pequeno Valentin Camargo, 3, se referindo ao desenho que deixou estampado na última página do Fotonarrativas.

Para adquirir

Para comprar o livro, que custa R$ 54,90, os interessados devem entrar em contato com a escola pelo WhatsApp, através do número (51) 98435-0499. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade