Para dar continuidade nas obras de restauro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a comunidade se reuniu para uma vispada na tarde deste sábado (10) no salão ao lado do tempo religioso do século 19. Cerca de duzentas pessoas participaram do evento.
Faseado, o projeto atualmente está na fase de pintura externa e interna da igreja de pedra tombada como patrimônio histórico hamburguense. A previsão de conclusão é na próxima quarta-feira (14). “Iniciamos essa fase no final do mês de julho, mas em função da chuva, houve um pequeno atraso no cronograma que previa ser inicialmente concluído na última sexta (9)”, comenta o presidente da comunidade de Lomba Grande, Alexandre Winter.
No evento deste sábado, a meta era arrecadar os R$ 4 mil para quitar as despesas com materiais como tinta e pincéis, além de mão de obra contratada para a etapa, orçada em R$ 40 mil. “Este trabalho é resultado da união dos moradores e empreendedores da localidade, que estão sempre engajados e dispostos a levantar recursos para a nossa igreja. Agora falta pouco e sei que vamos conseguir”, garante Winter. Para a inauguração do espaço, no dia 13 de outubro, estão programados uma série de eventos que iniciam com o culto, seguindo de almoço e baile.
Trabalho não terminou
Em 2025, a gestão da comunidade prevê colocar em prática a segunda etapa do projeto de restauro, com a reforma do telhado e do piso do tempo.
LEIA TAMBÉM