Novo Hamburgo está em processo de licitação para adquirir 203 câmeras de segurança para 29 escolas municipais. Conforme o secretário de segurança, Roberto Jungthon, se tudo ocorrer como previsto, os equipamentos serão adquiridos até o final do ano e, assim, todas as 91 escolas municipais serão atendidas pelo sistema de videomonitoramento da cidade.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O município conta atualmente com 735 câmeras de segurança, sendo a maior parte delas, 434, divididas entre 62 escolas. Uma média de 7 por instituição de ensino. Outras 79 fazem parte do cercamento eletrônico, e o restante abrange câmeras de ruas e segurança patrimonial.
“As primeiras câmeras de segurança foram implantadas em Novo Hamburgo no ano de 2006, mas a cidade ficou um tempo sem investir em novos equipamentos. Em 2022, terminamos o ano com 555 câmeras. Já em 31 de dezembro de 2023, tínhamos 676. Com estas que estamos adquirindo, passaremos de 900”, declara Jungthon.
Cercamento eletrônico e videomonitoramento
O sistema de câmeras de segurança de Novo Hamburgo consiste, basicamente, em duas funcionalidades: cercamento eletrônico e videomonitoramento.
SAIBA MAIS: Câmeras de monitoramento são substituídas no Centro de Novo Hamburgo
As câmeras de cercamento eletrônico OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres) e LPR (Reconhecimento de Placas de Veículos) são usadas para fiscalização de trânsito. Elas capturam imagens das placas de um veículo, mesmo em condições climáticas adversas, pouca iluminação e velocidade do automóvel.
“Como resultado, é possível obter informações sobre os automóveis que trafegam pelo município. Todas as entradas e saídas são monitoradas e conseguimos traçar uma rota”, explica o secretário.
Já as câmeras de videomonitoramento (fixas e PTZ) permitem a visualização contínua do espaço coberto em seus campos de visão.
“As câmeras PTZ (Pan, Tilt e Zoom), diferentemente das fixas, podem dispor de visão horizontal, vertical e zoom, aumentando a visualização que as fixas não alcançam. Com elas, pode-se ampliar uma cena mais distante para melhorar a identificação de algum ilícito no local protegido pelo equipamento”, diz Jungthon.
LEIA TAMBÉM: Seis das 79 armas furtadas em clube de tiro são recuperadas em Novo Hamburgo
Todas as imagens são monitoradas diretamente do Centro de Comando e Controle (C3) na sede da Guarda Municipal, no bairro Pátria Nova. Sendo que as 79 do cercamento eletrônico e as 85 do videomonitoramento urbano são espelhadas à central da Brigada Militar.
Em média, conforme o secretário de segurança, além dos flagrantes como acidentes de trânsito, 50 ocorrências por mês são de potencial investigação.
Para o secretário, o emprego de soluções tecnológicas, por meio da implantação de sistemas de cercamento eletrônico e de videomonitoramento, é fator contribuinte para o aumento da percepção de segurança.
“Tanto de ostensividade como de investigação, elas contribuem significativamente na redução dos indicadores de violência e criminalidade na cidade”, conclui o secretário.
LEIA TAMBÉM