Um cachorro de grande porte solto pelo bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, assusta os moradores das proximidades da Estrada do Walahai. Jociane da Silva Alves Santos, de 34 anos, afirma que o cão apareceu no dia 6 de outubro e, desde então, causa medo nos moradores ao avançar sobre eles.
Mãe de duas meninas, uma de 13 anos e outra de 7, ela relata que precisa acompanhar as meninas até o ponto de ônibus, para irem à escola, com pedaços de madeira para protegê-las do animal. Em um vídeo gravado nesta terça-feira (31), mostra que, ao andar com as jovens pela estrada de chão batido, o cachorro as segue e avança sobre elas em alguns momentos.
“Por enquanto não mordeu [ninguém]”, diz Jociane, que afirma que quase foi atacada na segunda-feira. “Ele quase me mordeu.”
VÍDEO: Moradores caminham com pedaço de pau com medo de ataque de cão abandonado; veja o que diz a Prefeitura pic.twitter.com/6zza3R4K3r
— Jornal NH (@jornalnh) October 31, 2023
Outra mãe que está com medo de circular pela vizinhança com o filho, de 9 anos, é Franciele Souza, que conta que “ninguém pode passar ali que ele vai atrás”. “Temos medo dele morder as crianças”, acrescenta.
O receio também é relatado por Gizeli Pinheiro, 28, mãe de uma menina de sete anos. “Estamos com medo de levar nosso filhos até o ponto de ônibus escolar. Todos os dias é um desafio. Foi largado um cachorro muito agressivo em nosso loteamento, onde vem atacando crianças e os moradores.”
Segundo Gizeli, animais são abandonados na Estrada do Walahai por ser o local onde fica o canil municipal. “Animais de vários portes e agressivos, que acabam ficando no nosso loteamento.”
Todas as moradoras relatam que entraram em contato com a Prefeitura diversas vezes para que a situação fosse resolvida, mas que nada foi feito até esta manhã.
Prefeitura diz que vai recolher cachorro para castração, mas que ele será devolvido ao local
Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Novo Hamburgo diz que o canil municipal “recebeu dois pedidos sobre o cão, um deles relatando que o animal é agressivo e outro que é extremamente dócil”. O Município acrescenta que “irá recolher o cão para castração e devolução ao local, pois o Município não conta com abrigo permanente de animais”. Ele será recolhido nesta quarta-feira.
Além disso, os moradores são orientados a não alimentarem o animal, pois o hábito incentiva que ele fique na localidade.
LEIA TAMBÉM
Leia a nota na íntegra
“A Diretoria de Controle e Bem-Estar Animal (Canil Municipal) informa que recebeu dois pedidos sobre o cão, um deles relatando que o animal é agressivo e outro que é extremamente dócil. A população local foi orientada a não alimentar o cão, mas há moradores que seguem alimentando, segurando o cão na vizinhança. A Diretoria irá recolher o cão para castração e devolução ao local, pois o Município não conta com abrigo permanente de animais.”