MISTÉRIO NO ARROIO
Moradores questionam qualidade da água após aparecimento de espuma em Casa de Bombas
População relatou a presença da espuma na água e registrou imagens durante a noite no Arroio Gauchinho
Última atualização: 25/01/2024 13:57
- ATUALIZAÇÃO: Espuma que invadiu Casa de Bombas passa por análise; confira o que já se descobriu
Moradores de Novo Hamburgo observam desde a tarde de quarta-feira (24) a presença de uma densa camada de espuma na Casa de Bombas Santo Afonso. A presença foi notada a partir das 16 horas, conforme relata Arlei Corrêa. “Já tinha acontecido antes, na época, um curtume lavou tanques de produtos químicos. Com o tempo a espuma sumiu.”
Corrêa explica que há preocupação entre os vizinhos. “Como vamos saber se não são produtos que influenciem na qualidade da água?”, questiona. A Prefeitura de Novo Hamburgo comunicou que a diretoria de Proteção Ambiental foi avisada sobre a situação ainda na noite de quarta-feira.
Amostras do material foram coletadas na manhã desta quinta-feira (25) em diversos pontos do Arroio Gauchinho.
Confira o que diz a Prefeitura
"A Diretoria de Protenção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo informa que já realizou coletas do material para análise química do produto. Também está averiguando sua origem, já que a Casa de Bombas fica no limite entre Novo Hamburgo e São Leopoldo e recebe água de arroios das duas cidades. A diretoria também esclarece que uma primeira análise da espuma, como odor e densidade, indica que não se trata de produto químico pesado."