CIÊNCIA E TECNOLOGIA
VÍDEO: Divulgados os trabalhos e pesquisadores premiados na 38ª Mostratec
Cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira, no Teatro Feevale
Última atualização: 28/10/2023 11:09
Na noite desta sexta-feira (27), o Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, foi palco da cerimônia de premiação da 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (Mostratec), a maior feira de iniciação científica da América Latina.
O evento, que ocorreu nos pavilhões da Fenac, encerrou suas atividades na última quinta-feira (26), após uma semana repleta de pesquisas e descobertas.
Com a participação de 165 cidades e 675 escolas, a Mostratec reuniu jovens cientistas de 15 países e 22 estados brasileiros, e lotou o Teatro Feevale. Durante as apresentações e premiações, palco e plateia tornavam-se um só ao som dos aplausos e comemorações.
A diversidade de origens e diferentes olhares enfatizou o alcance da feira, que serve como plataforma para estimular a ciência e o desenvolvimento de ideias.
“A Mostratec acontece graças ao esforço de muitos segmentos, então quero agradecer a todos que fizeram dessa Mostratec uma edição de sucesso”, destacou o coordenador da feira, Luis Eduardo Selbach.
Nesta edição, os prêmios e incentivos providenciados por 30 organizações diferentes, totalizaram um valor estimado superior a R$ 1 milhão. Entre as instituições que estão contribuindo, estão a Assembleia Legislativa/RS, Prefeitura de Novo Hamburgo, Marinha do Brasil, Universidade Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Sicredi, e muitas outras.
“A gente vê esse povo alegre e isso dá uma emoção. Uma feira desse tamanho não é fácil de fazer, reunir pessoas de perfis diferentes e trabalhar juntos. Mas quando vem a feira, e a gente entra naqueles pavilhões da Fenac e vê vocês com aquela vontade de mudar o mundo, a gente vê que valeu à pena.”, celebrou o Diretor Executivo da Fundação Liberato, triênio 2018/2020, Ramon Fernando Hans.