A 13ª Caminhada do Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer, levou a cor símbolo deste mês, música do trio elétrico e a personagem Herta para a área central do Novo Hamburgo.
Organizada pelo grupo de apoio oncológico Amigas de Mãos Dadas, mulheres vestidas com camisetas e com sombrinhas rosas abertas saíram da Praça do Imigrante, na Avenida Pedro Adams Filho, acessaram as ruas Joaquim Nabuco, Bento Gonçalves e Gomes Portinho, retornando para a praça.
O grupo, que em junho deste ano completou 17 anos, tem 158 pacientes cadastradas. “Iniciamos com dez pacientes nas reuniões que ocorrem todas as segundas-feiras à tarde, no salão da Catedral São Luiz, onde há palestras, ginástica, música e psicólogo”, declara a coordenadora do grupo Flavia Trevisan.
Perfil
Segundo Flávia, a doença não tem uma idade específica e vem crescendo. “Nosso atendimento é para pacientes do SUS, mas em conversa com um médico da rede particular, ele falou que há duas situações para o volume de casos: ou as mulheres estão fazendo mais exames onde há a constatação da doença e o estresse vem contribuindo para sua disseminação”, salienta.
Quanto à idade, Flávia salienta que o câncer de mama não acomete somente mulheres maduras. Ela está presente, cada vez mais, em pessoas jovens. “Antes eram pacientes de 40 anos, 70 anos e hoje temos pacientes a partir da faixa etária dos 20. A recomendação é que todas façam sua prevenção. Procurem os médicos.”
Prevenção do câncer de mama tem até trio elétrico em caminhada; dezenas de mulheres se reuniram no Centro hamburguense pic.twitter.com/oVaeG4v05j
— Jornal NH (@jornalnh) October 18, 2023
LEIA TAMBÉM