A boate Lights, localizada na Avenida Coronel Travassos, bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, precisou ser evacuada no início da madrugada deste domingo (23) após um princípio de incêndio. A ocorrência foi atendida pelos brigadistas do próprio estabelecimento. Não houve feridos. Segundo representantes da empresa, havia cerca de 800 pessoas no local e a evacuação se deu em menos de três minutos.
Pouco depois das 2 horas a Guarda Municipal informou ao Jornal NH que mais cedo havia sido acionada por conta da aglomeração de pessoas na rua, em frente à boate, o que estaria provocando risco de acidente de trânsito. Já o Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para ocorrência na boate, mas que ao menos uma pessoa telefonou relatando a evacuação.
O incidente foi por volta da 1h40. Nas redes sociais os relatos começaram pouco antes das 2 horas. “Umas caixas começaram a estourar”, relatou uma jovem. “Agora mesmo uma casa noturna parou a festa em função de algum problema de luz e fumaça”, escreveu um rapaz. Cerca de dez minutos depois ele completou: “Foi alguma coisa elétrica que entrou em curto na Lights em NH, mas a casa é beeeem preparada contra incêndios e geral saiu bem e seguro.”
A recepcionista Amanda de Farias Bernardes, de 18 anos, conversou com o Jornal NH por mensagem. Contou que “do nada deu um apagão, mas pensamos que era briga ou algo do tipo. Logo escutamos vários estouros e sentir cheiro de fumaça. Ao ir pra saída percebi que os funcionários da Lights estavam todos apontando com lanterna para a saída de emergência”.
Segundo a jovem, “todo mundo ficou assustado”. “Eles abriram os portões e rapidamente estava todo mundo na rua. Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas foi um apagão e muito cheiro de fumaça”, acrescentou, destacando a pronta resposta dos funcionários da boate. “Mesmo no momento de desespero todo mundo saiu caminhando. Fomos bem direcionados”, garante.
A professora de educação infantil Gabriele Barbosa Vidal, de 19 anos, contou que quando as luzes se apagaram houve correria e gritaria, mas “eles foram ágeis para abrir os portões”. Um frequentador que pediu anonimato disse que “um curto-circuito que gerou fumaça acabou assustando as pessoas. Ninguém se feriu, mas o susto foi grande”.
Um vídeo que circula nas redes sociais e foi enviado ao Jornal NH por frequentadores da festa mostra o que parece ser uma sequência de curtos-circuitos em quadros de comando de energia elétrica. Em primeiro plano aparece uma brigadista orientando a evacuação e pessoas seguindo no sentido recomendado por ela. A autenticidade do vídeo foi confirmada pela reportagem.
- Morre motociclista que se envolveu em acidente na BR-116, no Vale do Sinos
- OPINIÃO: Autoridades precisam agir com urgência para frear mortes na BR-116
Jornal NH entrou na boate após o princípio de incêndio
O Jornal NH esteve na boate durante a madrugada e conversou com representantes da empresa. Os sócios Guilherme Freitas e Guilherme Wilhelms confirmaram o incidente e disseram que o princípio de incêndio começou em um quadro de disjuntores. O público não tem acesso ao local e as causas serão apuradas já a partir deste domingo. Eles descartaram que frequentadores tenham jogado bebida em um equipamento do DJ, conforme relatos que circulam nas redes sociais.
O cenário dentro da boate não era de caos, com copos e bebidas ainda sobre as mesas – os sócios não autorizaram imagens. Freitas e Wilhelms disseram que no momento do princípio de incêndio havia três bombeiros civis e seguranças treinados e que a equipe foi ágil na evacuação. “Todo mundo saiu em segurança em menos de três minutos”, disseram. Como o fogo não se alastrou e os frequentadores saíram rapidamente, os bombeiros acabaram não sendo chamados.
Os empresários salientaram ainda que não houve qualquer tipo de restrição na saída do público, como cobrança ou recolhimento de comandas. “Naquele momento a prioridade era a evacuação do público com total agilidade e segurança”, frisaram. A Lights deve permanecer fechada nos próximos dias.
(*) Colaborou Igor Müller
LEIA TAMBÉM