Cenas mostram o desespero dos pais e o salvamento de um bebê de 2 meses pelo Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo.
A criança foi levada ao quartel da cidade do Vale do Sinos no final da noite de sábado (6) após obstrução das vias aéreas.
Nas imagens é possível ver quando a família chega de carro em frente à sede da corporação por volta das 23 horas. Um dos soldados de plantão faz as manobras de desobstrução e, rapidamente, o bebê volta a respirar.
Após o susto, o bebê foi encaminhado a hospital da região “para assegurar a saúde”, mas a corporação afirma que ele que passa bem.
A gravação das câmeras de monitoramento foram divulgadas neste domingo (7) nas redes sociais do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM). Veja:
Engasgos
Em uma situação de engasgo, chamado tecnicamente de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, há a Manobra de Heimlich, usada em adultos ou crianças que estejam conscientes.
No caso de bebês de até um ano, que podem se engasgar com o leite materno, o indicado é virar o bebê de costas, apoiando o corpo no antebraço, aplicar cinco golpes leves entre as escápulas e, depois, comprimir no centro do tórax. É preciso repetir o movimento até o bebê expelir o leite e chorar.
Em crianças e adultos, a pessoa deve se posicionar por trás da vítima e a abraçar com os braços ao redor do abdome. Uma das mãos permanece fechada sobre a “boca do estômago” e a outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a pessoa do chão.
LEIA TAMBÉM
O movimento também deve ser feito até que a vítima elimine o corpo estranho.