Foi com o plenário da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo lotado que a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, conduziu a cerimônia de diplomação dos 20 vereadores eleitos no Projeto Vereador Mirim. Trata-se de uma proposta de incentivo à participação do jovem na política e de aproximação entre as comunidades escolares e o Poder Legislativo.
Democracia
Pela primeira vez, os estudantes foram empossados pela Justiça Eleitoral, através da parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS).”É desde cedo que se começa a pensar em democracia, porque ela nos permite viver em uma sociedade livre de escolha. Ela se constrói dia a dia, não é só no dia da eleição, ela é construída diariamente, porque para viver em um País democrático, primeiro, nós temos de conceber a democracia internamente. Saber respeitar as diferenças e escolhas do outro”, argumentou a desembargadora.
Para o coautor do projeto, vereador Felipe Kuhn Braun (PP), o intuito é colaborar no processo eleitoral, estimulando os jovens a conhecerem e se apropriarem dos trâmites de um pleito. “É um processo de cidadania, de poder fazer a diferença na vida das pessoas como representantes”, avaliou o parlamentar.
LEIA TAMBÉM