abc+

NOVO HAMBURGO

Vereador Ito Luciano fala pela primeira vez após polêmica com professores

Manifestação do parlamentar foi alvo de duras críticas por parte da categoria e causou revolta junto ao sindicato do setor

Publicado em: 18/04/2023 às 14h:21 Última atualização: 04/03/2024 às 17h:15
Publicidade

O vereador Ito Luciano (PTB) concedeu entrevista ao Jornal NH na tarde desta terça-feira (18) e repercutiu a polêmica na qual se envolveu na última sessão da Câmara de Novo Hamburgo. O clima ficou tenso especialmente a partir da votação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (Pelom), que acabou rejeitado em primeira votação.

O fato, inclusive, ocorreu quando os legisladores analisavam o projeto para estabelecer o Dia Municipal da Marcha para Jesus.

Ito Luciano (PTB)



Ito Luciano (PTB)

Foto: Daniele Souza/CMNH

Durante sua manifestação na tribuna, o parlamentar disse que com base no “nível” de educação de alguns professores possa se explicar os recentes ataques de jovens a escolas. “As crianças que têm esses desvios podem ser por má formação. Se tem alguns professores que se desacatam e ofendem, não se pode falar deles?”, questionou.

Ito negou que tenha se referido à totalidade da categoria e criticou a postura daqueles que “tentaram faltar com respeito”. Ele frisou que estava se referindo a “uns dez que são contra tudo” e que ainda estavam no plenário.

“Ali não estava a representatividade do quadro de professores do Município”, afirmou. Conforme o vereador, os educadores teriam proferido ofensas contra sua honra e a fala ocorreu como reação.

O parlamentar reiterou que, “no calor do momento, às vezes, podemos dizer coisas que podemos nos arrepender ou dizer coisas que nem deveriam ser ditas.” Além disso, complementou. “A gente pode ter defeitos. Todos têm. Sou cristão e jamais vou ofender alguém que está defendendo os seus direitos.”

O parlamentar comentou que tem admiração e apreço pelos professores da cidade. Além disso, Ito enalteceu o fato de que os seus filhos sempre foram alunos da rede pública municipal e estadual.  

Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProf-NH) afirmou que buscará ingressar com “as medidas cabíveis” contra a manifestação do vereador hamburguense. Nesta quarta-feira (19), ocorrerá reunião da direção com o jurídico da entidade.

Assista:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade