abc+

VEJA O VÍDEO

Vereador diz que ataques a escolas seriam reflexo do "nível" de educação dos professores

Manifestação feita por Ito Luciano (PTB) ocorreu na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (17)

Publicado em: 18/04/2023 às 13h:05 Última atualização: 04/03/2024 às 17h:20
Publicidade

Após mais uma votação polêmica na noite de segunda-feira (17) da reforma da previdência, a temperatura subiu na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. Mesmo depois de a pauta ser analisada, funcionários públicos permaneceram nas galerias do Legislativo e vaiavam parlamentares que foram favoráveis à proposta de estabelecer a idade mínima para aposentadoria no Município, que acabou rejeitada em primeiro turno.

Foi o que aconteceu com Ito Luciano (PTB). Só que o vereador foi além e fez forte discurso contra os professores municipais.

Ito Luciano (PTB)



Ito Luciano (PTB)

Foto: Daniele Souza/CMNH

Em sua manifestação, enquanto falava a respeito projeto de lei (PL) proposto pela colega Lurdes Valim (Republicanos) sobre o Dia Municipal da Marcha para Jesus, disse que sua posição sempre seria em favor da maioria. Indicando ali que seria contra o projeto de lei a pedido de outras autoridades religiosas que não estariam de acordo.

Aí o público se arvorou. A partir de então, como resposta, Ito sugeriu que uma das causas para os constantes ataques em escolas possa ter relação com a qualidade de ensino ofertada pelos educadores. (Veja o trecho)

“Professoras, das quais tenho maior carinho e o maior respeito, (mas) que não tem educação. Lamentavelmente, é por isso que as crianças estão matando e assaltando. Talvez seja pelo nível de educação”, afirmou na tribuna.

Logo após isso, mesmo com o presidente Fernandinho Lourenço (PDT) tentando contemporizar, Ito continuou. 

“Eu não tô aqui pra receber palminhas de ninguém. De ninguém. Estou aqui para cumprir meu mandato por uma comunidade que me elegeu por oito vezes e meu filho por dois (mandatos). São 40 anos de vida pública neste Município. Eu quero que cada uma de vocês se somem na próxima eleição e peçam para não votar em mim, ok? Educadamente vocês façam isso”, acrescentou.

Como o clima continuava tenso, o experiente parlamentar não sossegou. “Tem vereador que vocês estão aplaudindo aqui (por ter votado a favor dos municipários) e foi lá negociar a presidência desta Casa para ir contra vocês. Nunca fiz isso na vida e jamais farei. Sempre tive coragem e nunca desrespeitei vocês”, finalizou.

Veja vídeo da sessão na íntegra:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade