A partir de abril de 2024, a nova empresa de transporte público de Novo Hamburgo entrará em operação na cidade. O anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira (10), durante assinatura do contrato.
Participaram do momento a prefeita Fatima Daudt, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Roberta Gomes de Oliveira, e o diretor da Viação Santa Clara, Rodrigo Hoelzl.
A empresa com sede em Mafra, Santa Catarina, foi a vencedora da licitação. “Existe uma possibilidade de que inicia antes”, disse a prefeita. Segundo o edital, a empresa tem até o mês de maio para assumir o serviço no Município.
De acordo com Hoelzl, agora iniciam as tratativas com a Transdata, empresa vencedora da licitação da bilhetagem eletrônica. Isso porque será preciso fazer uma série de ajustes nos veículos para atender a nova tecnologia.
Conforme a prefeita, a transição será planejada e a população receberá informações sobre o novo sistema de transporte da cidade, à medida que for implementado. “Não tem como chegar com tudo novo de uma vez”, destacou.
A Viação Santa Clara manifestou a intenção de utilizar a mão de obra local para operar o sistema, o que deve absorver parte dos funcionários da Viação Hamburguesa, atual transportadora.
A empresa opera o transporte público de Mafra e Foz do Iguaçu, no Paraná, ambos com bilhetagem eletrônica. O contrato em Novo Hamburgo terá duração de dez anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O preço da passagem terá um valor definido apenas quando o novo serviço estiver em funcionamento. Isso porque a proposta de R$ 5 foi apresentada em fevereiro e, como prevê o edital, a tarifa deve ser ajustada levando em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
LEIA TAMBÉM