abc+

SUSTO

VEJA O VÍDEO: Segundo bebê é salvo de engasgamento em Novo Hamburgo em menos de uma semana

Guarda Municipal da cidade atendeu a bebê de nove meses que se engasgava com leite materno

Eduardo Amaral
Publicado em: 22/05/2023 às 18h:40 Última atualização: 26/03/2024 às 18h:25
Publicidade

Uma criança de apenas nove meses foi salva na manhã desta segunda-feira (22) em Novo Hamburgo após se engasgar com leite materno. A pequena Rafaella dos Santos Vier foi levada pela mãe, Cinara dos Santos, até a Escola Municipal Bemfica Filho, bairro Petrópolis, em busca de socorro. 

Cinara com a filha Rafaella e os guardas municipais que impediram o afogamento da criança



Cinara com a filha Rafaella e os guardas municipais que impediram o afogamento da criança

Foto: Divulgação

Na escola, ela foi atendida por uma guarnição da Guarda Municipal e o agente Pedro dos Santos realizou a manobra de desengasgamento na criança. Porém, apesar do susto inicial ter passado, no caminho da viatura até o Hospital Municipal, a criança teve mais uma vez uma obstrução das vias áreas.

Santos então repetiu a manobra e conseguiu liberar mais uma vez a respiração da criança. Rafaella foi atendida no Hospital Municipal e depois encaminhadas para a UPA Centro, onde a bebê passou por exames e logo depois ganhou alta.

No final do dia, Santos e o colega Gabriel Schuquel, que dirigia a viatura, foram até a casa de Cinara. “Coisa boa ver agora a Rafinha sorrindo. A gente que é pai sabe como isso nos alegra”, comemorou o agente.

Cinara destacou a rapidez no atendimento logo após chegar na escola onde procurou socorro. “Quero agradecer por terem ajudado. Foi fundamental. Logo que chamaram, não demorou minutos e vocês já estavam ali na escola.”

Os dois guardas fazem parte da equipe do Programa Escola Mais Segura, o que permitiu estarem próximos ao local. Schuquel explicou que a criança foi levada ao hospital logo após a primeira reação. ”Logo que ela começou a chorar e dar resposta às manobras, levamos ela para o atendimento médico.”

Na última quarta-feira (17), Vitória Mengue Moyano, na época com apenas 37 dias de vida, também se engasgou durante a amamentação. A mãe dela, Riane Scheffer Mengue, também conseguiu atendimento junto à Guarda Municipal para desengasgar a criança.

 
 
 
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade