Imunizantes

Vacinação contra a covid-19 para menores de 5 anos começa na próxima semana em Novo Hamburgo e São Leopoldo

Municípios esperam doses da Pfizer Baby, distribuídas pelo Estado a partir desta sexta-feira (20)

Publicado em: 20/12/2024 21:08
Última atualização: 20/12/2024 21:09

A vacinação contra a covid-19 voltada para crianças menores de 5 anos terá início na próxima semana em Novo Hamburgo e São Leopoldo, com a chegada das doses da vacina Pfizer Baby. O imunizante, que é incorporado ao calendário básico de vacinação desde janeiro de 2024, começou a ser distribuído pelo governo do Estado nesta sexta-feira (20).


Vacinação infantil contra a Covid-19 Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Rio Grande do Sul recebeu 46 mil doses do Ministério da Saúde, sendo 42,2 mil destinadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). As doses, voltadas para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, serão retiradas pelos municípios nas respectivas regionais.

Situação em Novo Hamburgo

Em Novo Hamburgo, a previsão é de que as doses cheguem no início da próxima semana, conforme o envio do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou 800 doses para atender ao público-alvo, e a aplicação será iniciada imediatamente após a chegada dos imunizantes.

Segundo dados da Secretaria, o município registrou 39 casos de covid-19 em crianças com até 5 anos desde o início do ano, incluindo um óbito em janeiro. Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, a vacinação é fundamental. “A vacinação contra a covid é muito importante. Foi o que nos salvou da pandemia. Como sempre fizemos, seguimos rigorosamente o público definido pelo Ministério da Saúde. E pedimos a todos deste público que fiquem atentos à chegada de novos imunizantes para procurar as unidades de saúde”, destacou.

Em São Leopoldo

São Leopoldo receberá 500 doses da Pfizer Baby, destinadas a crianças de 6 meses a 4 anos, conforme a secretaria de Saúde do município. As vacinas serão retiradas na segunda-feira (23) na Central de Porto Alegre e distribuídas para as salas de vacina do município. Conforme os dias de funcionamento de cada unidade, o imunizante será disponibilizado à população.

Contexto Estadual

A Pfizer Baby requer um esquema vacinal em três doses: a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas depois da segunda. Crianças que já completaram o esquema vacinal não precisam de doses adicionais.

Além das doses destinadas às crianças, o Estado também distribuiu recentemente 60 mil doses de um novo imunizante para pessoas acima de 12 anos, mantendo 30 mil em estoque para demandas futuras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas