A vacinação contra a covid-19 voltada para crianças menores de 5 anos terá início na próxima semana em Novo Hamburgo e São Leopoldo, com a chegada das doses da vacina Pfizer Baby. O imunizante, que é incorporado ao calendário básico de vacinação desde janeiro de 2024, começou a ser distribuído pelo governo do Estado nesta sexta-feira (20).
O Rio Grande do Sul recebeu 46 mil doses do Ministério da Saúde, sendo 42,2 mil destinadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). As doses, voltadas para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, serão retiradas pelos municípios nas respectivas regionais.
Situação em Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, a previsão é de que as doses cheguem no início da próxima semana, conforme o envio do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou 800 doses para atender ao público-alvo, e a aplicação será iniciada imediatamente após a chegada dos imunizantes.
Segundo dados da Secretaria, o município registrou 39 casos de covid-19 em crianças com até 5 anos desde o início do ano, incluindo um óbito em janeiro. Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, a vacinação é fundamental. “A vacinação contra a covid é muito importante. Foi o que nos salvou da pandemia. Como sempre fizemos, seguimos rigorosamente o público definido pelo Ministério da Saúde. E pedimos a todos deste público que fiquem atentos à chegada de novos imunizantes para procurar as unidades de saúde”, destacou.
Em São Leopoldo
São Leopoldo receberá 500 doses da Pfizer Baby, destinadas a crianças de 6 meses a 4 anos, conforme a secretaria de Saúde do município. As vacinas serão retiradas na segunda-feira (23) na Central de Porto Alegre e distribuídas para as salas de vacina do município. Conforme os dias de funcionamento de cada unidade, o imunizante será disponibilizado à população.
Contexto Estadual
A Pfizer Baby requer um esquema vacinal em três doses: a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas depois da segunda. Crianças que já completaram o esquema vacinal não precisam de doses adicionais.
Além das doses destinadas às crianças, o Estado também distribuiu recentemente 60 mil doses de um novo imunizante para pessoas acima de 12 anos, mantendo 30 mil em estoque para demandas futuras.
LEIA TAMBÉM