abc+

INFLUENZA

VACINA DA GRIPE: Novo Hamburgo começa a imunizar grupo prioritários nas unidades de saúde

Município antecipou a vacinação e começou as aplicações nesta quinta-feira (21); saiba quando inicia a imunização em outras cidades da região

Laura Rolim
Publicado em: 21/03/2024 às 17h:36 Última atualização: 21/03/2024 às 19h:29
Publicidade

À medida que os casos de gripe avançam no Rio Grande do Sul, a necessidade de vacinação também se mostra fundamental durante esse período. Foi por isso que o governo do Estado antecipou a campanha de imunização, que inicia, oficialmente, na próxima segunda-feira (25). Da região, Novo Hamburgo foi uma das primeiras cidades a iniciar a vacinação, que começou nesta quinta-feira (21), para o grupo prioritário, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Romilda Schuck, 73, moradora do bairro Pátria Nova, aproveitou o início da vacinação contra a gripe | abc+



Romilda Schuck, 73, moradora do bairro Pátria Nova, aproveitou o início da vacinação contra a gripe

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, que segue apontando o crescimento de circulação do vírus influenza desde o início de 2024, a vigilância dos vírus respiratórios está estruturada em duas estratégias: monitoramento das Síndromes Gripais (SG) em unidades sentinelas e a vigilância universal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), que têm notificação compulsória para todos os hospitais do Estado.

“A partir do sistema de vigilância, se identificou um aumento de 466% entre os SRAG por influenza nas primeiras 11 semanas de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023. Enquanto em 2023, ocorreram 24 SRAG por influenza, este ano, até 18 de março, foram 136 casos”, informa a SES. A secretaria também ressalta que houve um aumento no número de óbitos por influenza, sendo dois durante o ano passado, e sete em 2024.

“Vale ressaltar que a cobertura dos grupos elegíveis da campanha de influenza 2023 não atingiu a meta em quase nenhum deles (exceção: indígenas aldeados) e que certamente isto pode interferir na antecipação da circulação, visto que o vírus encontra considerável número de suscetíveis. Este cenário foi determinante para decisão de antecipação da campanha contra influenza de 2024, sendo fundamental atingirmos a cobertura preconizada para reduzir essa tendência de aumento de hospitalizações e óbitos pela doença”, recomenda a SES.

Além disso, a secretaria destaca a importância de aproveitar o período da campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19. Vale ressaltar que, conforme o Ministério da Saúde, a vacina da gripe pode ser administrada em conjunto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Hamburguenses aproveitaram a antecipação

Romilda Schuck, 73, moradora do bairro Pátria Nova, em Novo Hamburgo, aproveitou o início da vacinação, nesta quinta-feira (21), para tomar a dose do imunizante. “Desde os meus 60 anos eu faço a vacina da gripe. Procuro sempre fazer logo no início da campanha. É uma forma de prevenção, ainda mais que sou de alto risco, pois tenho diabete e pressão alta”, diz. Ela também aproveitou a oportunidade para tomar a dose de reforço da Covid-19. “Temos que prevenir com vacina”, defende. 

A aposentada Isabel Cristina Hennemann Pinto, 67, também decidiu se vacinar no primeiro dia. “Sempre faço cedo. Toda a família procura se vacinar contra a gripe. Já que o SUS oferece, acho que todos deveriam fazer o uso da vacina”, recomenda.

Quem pode se vacinar:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

– Trabalhadores da Saúde;

– Gestantes;

– Puérperas;

– Professores de todos os níveis;

– Povos indígenas;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das forças armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Documentação necessária

Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS ou documento de identificação com foto e CPF, e carteira de vacinação.

Confira como será a vacinação em outras cidades da região

Canoas, Esteio, São Leopoldo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Morro Reuter vão iniciar a aplicação do imunizante contra influenza a partir de segunda-feira (25). Já Ivoti, segundo a assessoria de imprensa, a previsão de chegada das doses é para esta sexta-feira (22), e após a chegada é que poderão definir a data de início das aplicações.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade