PREVENÇÃO
VACINA DA GRIPE E BIVALENTE DA COVID: Confira quem pode se imunizar neste sábado em Novo Hamburgo
Dia D de Vacinação será neste sábado, das 9 às 15 horas
Última atualização: 06/03/2024 10:41
Novo Hamburgo vai aproveitar o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) neste sábado (6) e também vai oferecer as doses da vacina bivalente contra a Covid-19.
Desta forma, todas as unidades de saúde, que estarão abertas das 9 às 15 horas, vão aplicar as duas vacinas, cada uma em seu público-alvo respectivo.
Vacina contra a gripe
Quem pode
A imunização é para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Em Novo Hamburgo, o público-alvo corresponde a cerca de 96 mil pessoas.
Exigências
Para a vacinação, é importante levar documento com foto e Cartão do SUS de Novo Hamburgo. Pacientes crônicos e deficientes permanentes devem apresentar também algum documento, laudo ou receita médica que comprove a condição clínica. Já os profissionais, algum documento que comprove o vínculo empregatício.
Vacina bivalente contra a Covid-19
Quem pode
Para receber a dose desta vacina, é preciso que a pessoa tenha recebido, pelo menos, o esquema primário inicial de duas doses: D1 e D2 com a vacina monovalente (CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) e respeitado o intervalo de quatro meses da última dose recebida da D2 ou quatro meses de intervalo de qualquer reforço que a pessoa possa ter recebido. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso.
Às 13 horas desta quinta-feira, 4 de maio, Novo Hamburgo começou a aplicar a bivalente a toda população com 18 anos ou mais. A vacina, fabricada pela Pfizer, inclui RNAm que codifica a proteína Spike da cepa original (ancestral) de SARS-CoV-2 (covid-19) e da B.1.1.529 ômicron e variantes BA.4 e BA.5, por isso o nome Bivalente.
Exigências
Para a vacinação, é importante levar os comprovantes das aplicações recebidas anteriormente da vacina contra a Covid, documento com foto, Cartão do SUS de Novo Hamburgo ou comprovantes de residência de Novo Hamburgo.