A Unidade de Saúde da Família (USF) Palmeira, localizada em uma das áreas do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, fortemente afetada pela enchente de maio, voltou nesta quarta-feira (19) a prestar atendimento à comunidade, porém de uma forma diferente.
Como o prédio e os móveis da USF ficaram totalmente inundados e ainda estão em fase de recuperação, moradores recebem atendimento em duas tendas montadas no pátio da unidade, localizada na Rua Nazaré, já que o Município não tem previsão de quando poderá retomar os atendimentos no prédio sede da unidade. A Prefeitura informou que todos os projetos de captação de recursos para a reforma, compra de equipamentos e móveis das unidades de saúde atingidas já foram submetidos ao Ministério da Saúde.
No dia da retomada, os pacientes foram atendidos entre 8 e 17 horas. No final da manhã, uma moradora que perdeu tudo na enchente procurou por consulta com a área de saúde mental e outra buscou receita de medicamento. “O atendimento é por livre demanda e a informação que voltamos a atender ainda não se espalhou pela comunidade. Por isso ainda está tranquilo”, explica a enfermeira Lirane Gonçalves Washburger, responsável pela tenda, antecipando que estão organizando equipes para retorno de visitas domiciliares.
A Prefeitura informa que a equipe disponível na USF Palmeira é conforme o preconizado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Ministério da Saúde, contando com médico de saúde da família, enfermeiro e técnico em enfermagem, e a Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibiliza atendimento psicológico e de assistente social na unidade. No momento, o Município não tem previsão de quando poderá retomar os atendimentos no prédio sede da casa de saúde.
Sesi disponibiliza tenda
As tendas, que ficarão à disposição do Município enquanto tiver necessidade, são fruto de parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS). O gerente de saúde do Sesi-RS, Antonino Germano, antecipa que Novo Hamburgo terá nove tendas. Duas na USF Palmeira, três na Getúlio Vargas, duas na Vila Kroeff e duas na UBS Santo Afonso. “Essas últimas quatro devem ser montadas nesta quinta-feira”, declara Germano.
As tendas, explica o gerente de saúde, são disponibilizadas pelo Sesi com mesas de MDF e inox, cadeiras, maca, lavatório portátil, frigobar, biombos, suporte de soros e de coletas e armários. “A Prefeitura, no entanto, pediu algumas com o mobiliário completo e outras não”, explica Germano.
No Estado, detalha Germano, serão 80 tendas de saúde. Além de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Eldorado do Sul, São Gerônimo, São Leopoldo, Cachoeirinha e Canoas já receberam a estrutura.
LEIA TAMBÉM