RISCO NO COLÉGIO
União dos Estudantes vai protestar contra violência em escola da rede estadual
Na terça-feira, estudante menor de idade sofreu mata-leão de um colega e precisou ser hospitalizado e entubado
A brincadeira imprudente que acabou com um estudante da Escola Estadual Jair Foscarini, no bairro Boa Saúde, entubado na terça-feira (5) causou um alerta à comunidade escolar. A União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH) está organizando um protesto previsto para a próxima segunda-feira (11), exigindo ações por parte do governo estadual.
Integrante da diretoria da UENH, Yuri Geraldo confirmou a versão de que a insuficiência respiratória que causou a entubação de um aluno de 14 anos foi consequência de uma brincadeira inconsequente dos colegas. "A brincadeira era de que tinha que achar o colega, pegar e dar um mata-leão. A partir do momento que começou a brincadeira do mata-leão, tinha que ter alguém para dizer não, chega com isso, e não teve isso", defende.
A manifestação, que ainda não tem horário definido, será para cobrar ação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para evitar novos casos. "Nós vamos exigir que o Estado mande alguém responsável para cuidar desta parte."Na terça-feira, ao se dar conta da situação, a escola prestou socorro ao adolescente e um professor levou o menor até o Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH).
Ao ser questionada sobre os casos pelo Grupo Sinos, ainda na última terça-feira, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que estava focada em prestar atendimento aos estudantes feridos, às suas famílias e à comunidade escolar.
Estado de saúde
O estudante do 8.º ano foi internado ainda na manhã de terça-feira no HMNH e precisou ser entubado. Ainda na noite de terça ele foi extubado e encaminhado para a UTI, onde passou a noite em observação.
Na manhã desta quarta-feira, de acordo com a Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), ele aguardava um leito para ficar em observação por mais um dia. A previsão é que ele receba alta em breve.
Uma outra estudante, de 18 anos, que sofreu um acidente em outra escola na terça, segue internada na UTI do HMNH. Ela foi buscar uma bola no telhado da Escola Borges de Medeiros, quando uma telha quebrou e ela caiu de uma altura de cerca de 2 metros. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).