Os olhares curiosos dos pequenos alunos da Faixa Etária 3 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sementinha Viva, no bairro Roselândia, foram um convite para a professora Josiane dos Santos de Ávila. Percebendo o interesse das crianças e essa essência investigativa própria dos pequenos, a educadora trouxe uma beterraba para a sala de aula.
A proposta, então, era mostrar que era possível extrair tinta do vegetal. “Mas a tinta foi apenas uma das atividades que desenvolvemos”, conta. Na exploração, as crianças descobriram o sabor da beterraba crua, o gosto do suco de beterraba e até que era possível fazer bolo da hortaliça.
“Eles ficaram tão encantados que montamos um observatório na sala, onde eles acompanham o crescimento das sementes que plantamos e das mudinhas que recebemos”, conta Josiane. A atividade faz parte do projeto “Cores, texturas, aromas e sabores” que deve seguir ao longo do ano com outros elementos naturais, como a couve.
Com 24 anos de história, a Emei Sementinha Viva acolhe 83 crianças da FE 3 a FE 5 e conta com 16 profissionais na equipe, comandada pela diretora Joseane Rodrigues de Oliveira.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.