Não é novidade que a leitura inspira, motiva e proporciona diversos outros interesses e questionamentos. Isso foi confirmado na EMEB Presidente Campos Salles, na Vila Diehl. Após a leitura do livro Brisa, a lagarta comilona com as crianças da faixa etária 4 e 5, o interesse inicial surgiu com Bryan Jacobs, um aluno autista de 5 anos, que se encantou com o mundo das lagartas.
Segundo a professora Maione Ferreira Fagundes, o projeto teve início em março, e despertou muita curiosidade das crianças. “Coloquei lagartas no aquário com folhinhas e eles acompanharam todo o processo de desenvolvimento, até virar borboleta. Eles ficaram encantados”, conta. Para Giovanna Rafaela Nunes de Oliveira, 5, tem sido uma experiência emocionante: “Gosto de pegar as lagartas, ajudar a soltar elas.”
A partir da curiosidade, surgiu o projeto Mediação de Leitura – Borboletas da Campos, que continua em andamento com várias atividades. Conforme a coordenadora pedagógica, Mariana Soares Mattivi, o trabalho se estendeu também para outras séries: “Nos 3º, 4º e 5º anos o conteúdo também foi abordado de forma lúdica, com poesias.”
** Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.