O início da vida de Yan Kaefer Ordovás tem sido repleto de “amor e gratidão”, como relata o pai, Denis Ordovás. “Os primeiros dias estão sendo ótimos, ele é muito querido, muito calmo, acorda poucas vezes durante a noite, estamos curtindo muito”, diz.
- Nasce filho da família de Novo Hamburgo que teve união reconhecida pela Justiça
- Bebê de trisal de Novo Hamburgo faz sucesso na maternidade e é chamado de “famoso Yan” por enfermeiras
Fruto da relação do trisal hamburguense – formado por Denis, Letícia Pires Ordovás e Keterlin Kaefer de Oliveira – que ficou conhecido após ganhar na Justiça o direito de oficializar a união estável entre eles e de colocar o nome dos três pais na certidão de nascimento do filho, Yan veio ao mundo em 10 de outubro e foi registrado no último dia 13.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Apesar de não ser uma situação corriqueira nos cartórios, já que no Brasil não é permitido o registro de multiparentalidade na origem sem que haja uma ordem judicial, o bancário conta que tudo ocorreu normalmente.
“Meu advogado já tinha entrado com a documentação, então eles estavam cientes”, explica ele, que também menciona que foi sozinho fazer o registro. “O atendimento foi normal. Quando me pediram a documentação dos pais, entreguei a dos três. Eles já sabiam os nomes da gente, já estava lá.”
- Entenda o que é, o que diz a lei e como funciona o poliamor na prática
- Por que cartórios foram proibidos de registrar relações poliafetivas no Brasil? Entenda
Apesar da peculiaridade, o documento do novo morador de Novo Hamburgo em pouco se difere dos demais: na lacuna destinada à filiação, consta o nome e os dados dos três país e, mais abaixo, há também o nome dos seis avôs.
Além disso, o pai destaca que há um apontamento no registro do pequeno. “A certidão dele de nascimento saiu com essa observação: ‘em cumprimento da sentença, de número tal, do processo tal, da Comarca de Novo Hamburgo’, e tudo certo!”
- Justiça reconhece união estável entre três pessoas em Novo Hamburgo e filho terá direito a registro multiparental
- Conheça a família de Novo Hamburgo que teve união estável reconhecida pela Justiça
“Então estamos registrados, já estamos em casa, ele está vacinado, e é isso… Curtir ele agora. Estamos muito felizes, famílias, amigos visitando, tudo perfeito, tudo ótimo”, comenta, animado.
Veja o documento
LEIA TAMBÉM