O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) inaugurou, nesta semana, a nova sede do Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo. Anteriormente localizada no bairro Pátria Nova, a unidade passa a funcionar no Centro da cidade, na Rua Marcílio Dias, 1.769.
A mudança busca melhorar a acessibilidade e os serviços oferecidos aos eleitores da 76ª e 172ª zonas eleitorais, com maior espaço para atendimento. No local, também funcionará a Central de Atendimento ao Eleitor – CAE.
A solenidade, realizada na quarta-feira (4), contou com a presença do desembargador Voltaire de Lima Moraes, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça. A cerimônia de descerramento da placa teve participação da juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral, Juliane Pereira Lopes; e do juiz eleitoral da 172ª Zona Eleitoral, Adriano Parolo.
Em discurso, Moraes parabenizou a todos que ajudaram a tornar a nova sede uma realidade. Segundo ele, a população de Novo Hamburgo pode ter a partir de agora um espaço amplo e muito mais confortável, marcando um novo tempo de melhorias nos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul.
“Cada vez mais, a Justiça Eleitoral vai se empenhar em dar qualidade e igualdade a todos os partidos e candidatos e eliminar toda e qualquer desinformação que venha conspurcar o pleito eleitoral” , afirmou o desembargador.
Conforme a juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral, Juliane Pereira Lopes, a mudança de endereço foi projetada no começo de 2022, devido a problemas estruturais identificados no antigo prédio ocupado pela Justiça Eleitoral desde 2007.
“Os atendimentos presenciais já não ocorriam desde maio do ano passado, quando colaboradores perceberam movimentação do piso na sala da Central de Atendimento e depósito de urnas. À época, técnicos falaram que seria em decorrência de assentamento do solo ou dilatação, provocada pelo calor”, lembra.
O prédio novo, com 700 m², vai atender a 76ª Zona Eleitoral – com 88.414 eleitores, 277 seções e 25 locais de votação – e a 172ª zona eleitoral – com 91.744 eleitores, 273 seções e 31 locais de votação.
Atendimento ao eleitor
Na CAE, é possível fazer presencialmente a solicitação do título eleitoral, transferência de município, transferência de local de votação, regularização da situação eleitoral, alteração de dados, justificativas e quitação de débitos com a Justiça Eleitoral. Ainda assim, o TRE recomenda que o atendimento on-line siga sendo priorizado.
LEIA TAMBÉM