ABC NAS RUAS
Transporte lotado e atrasos marcam primeiros dias da nova grade de horários de ônibus em Novo Hamburgo
Situação é recorrente desde que a Viação Santa Clara (Visac-RS) assumiu o serviço no Município
Última atualização: 07/08/2024 16:12
A primeira semana com a nova grade de horários dos ônibus em Novo Hamburgo é marcada por um problema recorrente desde que a Viação Santa Clara (Visac-RS) assumiu o transporte público municipal: o atraso dos ônibus.
Nesta quarta-feira (7), o ABC nas ruas realizou uma blitz no paradão da 1° de Março (Plataforma 1) e recebeu muitas queixas dos usuários, que seguem sem entender as frequentes mudanças na grade de horário, tampouco as alterações de rota e a rotatividade dos motoristas.
A zeladora Rosimeri de Jesus Rodrigues, 52 anos, desistiu de esperar o ônibus para o bairro Boa Vista e decidiu chamar um motorista de aplicativo. “Vou pagar mais caro, vou chegar mais uma vez atrasada no trabalho, mas não posso mais ficar na parada esperando o ônibus que nunca chega”, conta.
LEIA TAMBÉM: Família da região busca por doares de sangue para menina de 7 anos que fará transplante de medula
Rosimeri conta que sai cedo de casa, no bairro Kephas, e mesmo assim o ônibus que deveria sair do paradão em direção ao sei local de trabalho não chegou no horário nenhum dia essa semana.
Situação semelhante foi relatada pela técnica em enfermagem Maria Raquel dos Santos, 45, que sai do bairro Lomba Grande pata trabalhar em uma unidade de saúde do Kephas. “Ultimamente, o ônibus tem atrasado todos os dias. Ou a gente pega muito cedo o ônibus, ou atrasa para chegar ao trabalho”, reclama.
CONFIRA: Temperaturas abaixo de zero por dias consecutivos e chance de neve no RS após a chuva
Van lotada irrita passageiros
Na manhã desta quarta-feira (7), os usuários da linha Fenac enfrentaram um problema rotineiro, que é a destinação de uma Van para fazer a linha das 7h10.
Com a lotação máxima, passageiros precisaram seguir viagem em pé para não atrasar ainda mais a chegada ao trabalho. Pelo menos, sete passageiros foram em pé, inclusive pessoas de mais idade. “É perigoso e desconfortável. Por certo, não poderiam ir passageiros em pé nessas vans, mas é o que essa empresa oferece aos usuários”, conta a agente de limpeza, Jaqueline Alves, 45.
O que diz a Visac
A Visac informa que, nesta quarta-feira de manhã, uma viagem teve atraso de 10 minutos porque o veículo apresentou problema mecânico e precisou ser substituído. De acordo com a empresa, a viagem foi concluída.
A Visac frisa que o uso de vans está previsto no edital e elas são utilizadas nas linhas com menor fluxo de passageiros. “Não temos registros de ônibus superlotados. A norma estabelece quantos passageiros o veículo pode transportar em pé e essa norma é respeitada”, argumenta a empresa, em nota, ponderando que pode haver sim ônibus lotado em horário de pico.