abc+

ÔNIBUS

Trabalhadores do transporte coletivo de Novo Hamburgo não têm empregos assegurados na futura empresa; entenda

Funcionários de empresas que operam com contrato emergencial no Município precisarão passar por processo seletivo para serem contratados pela Viação Santa Clara

Susete Mello
Publicado em: 21/02/2024 às 06h:54 Última atualização: 21/02/2024 às 06h:55
Publicidade

Trabalhadores do transporte público de Novo Hamburgo estão preocupados quanto ao futuro de seus empregos com o ingresso da Viação Santa Clara, que irá assumir a operação do serviço a partir de abril no Município.

O assunto chegou à Câmara de Vereadores na segunda-feira (19) e também ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Novo Hamburgo.

Viação Santa Clara assume transporte coletivo em Novo Hamburgo a partir de abril | abc+



Viação Santa Clara assume transporte coletivo em Novo Hamburgo a partir de abril

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (20), o gerente da garagem da Viação Santa Clara Novo Hamburgo, Fernando Silveira, antecipou que a empresa tem todo interesse em aproveitar a mão de obra das atuais empresas, mas frisa que haverá processo seletivo.

“É uma mão de obra especializada e conhecedora da cidade e suas rotinas, mas lógico que será muito importante passar pelo processo seletivo onde poderá ser confirmada a experiência, qualificação e documentação de cada profissional”, destaca Silveira, que ainda não sabe quantos serão contratados e nem quantas vagas terão efetivamente.

Para a Viação Santa Clara, acrescenta Silveira, toda expertise no segmento será um diferencial importante durante as etapas de seleção e contratação. Tanto que a vencedora do processo licitatório está divulgando em redes sociais um e-mail para que possíveis candidatos possam enviar seu material: vagas.nh@visacrs.com.br

O gerente salienta que a Santa Clara está em fase de estruturação do seu quadro necessário. “A empresa já está em contato com o sindicato para tratativas, além de acompanhamento com a Prefeitura e com a Agência Municipal de Empregos para identificar talentos e compor nosso banco de currículos”, frisa.

Sindicato acompanha situação

Na quinta-feira (22), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Novo Hamburgo, Paulo Alberto Kley, deve se reunir com um representante da Viação Santa Clara para falar sobre acordo coletivo e contratação de funcionários.

“Venho colocando aos trabalhadores que uma licitação vai por etapas. Está na fase de organização dos itinerários, das linhas e depois terão as demissões e as contratações. Temos todo o mês de março pela frente e as possíveis rescisões de contrato serão entre abril e maio”, antecipa Kley.

Apesar disso, ele entende que a indefinição gera ansiedade e nervosismo dos atuais funcionários, ainda mais que há alguns com 20 e 30 anos de empresa.

Câmara de Vereadores acompanha

Já no dia 6 de março, antecipa o vereador Enio Brizola, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira foi, convidada para falar sobre o novo sistema viário e os pedidos dos trabalhadores.

Brizola é autor de moção de apoio para que a Santa Clara absorva o quadro de motoristas e profissionais que trabalham atualmente no sistema de transporte coletivo da cidade.

O vereador cita que são duas situações levantadas pelos atuais funcionários. A primeira delas é como serão as indenizações e a segunda é a insegurança da ausência de garantia de que serão contratados pela Santa Clara.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade