abc+

ARTE E EDUCAÇÃO

"Toda criança é artista": Alunos da IENH Oswaldo Cruz criam obras inspiradas na arte de Marciano Schmitz

Projeto Humanizarte contou com trabalhos de todos os alunos da IENH Oswaldo Cruz

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 06/07/2024 às 12h:25
Publicidade

Estudantes da unidade Oswaldo Cruz da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) criaram exposições de arte e com uma inspiração e tanto: o artista plástico Marciano Schmitz. O resultado dos trabalhados baseados em criações de Schmitz foi acompanhado neste sábado (6) pelas famílias, alunos e funcionários na sede da escola, no Centro de Novo Hamburgo.

Humanizarte 2024 | abc+



Humanizarte 2024

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

O artista é patrono da edição da feira Humanizarte em 2024, que oportuniza vivências artísticas e literárias para os estudantes da unidade. As instalações foram distribuídas em diversos espaços da escola. Entre as obras estudadas pela criançada do nível 2 ao 6º ano estão Retorno”, “Crônicas de praia”, “Amizade Incondicional/Espantalho”, “Tonal e Nagual”, “Noite Azul”, “O Luar e a Estrada”, “Árvores sagradas”, “Um dia ouvindo Pink Floyd”, “A Vinda do Gaiteiro é sagrada” e outras.

Espaço A Fazendinha de Schmitz | abc+



Espaço A Fazendinha de Schmitz

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Na sala que retrata a obra “Amizade Incondicional/Espantalho”, os pequenos do nível 3 criaram uma fazendinha. “Remontamos nossa fazendinha com bichos, espaços para famílias, alimentação. Criamos milharais com garrafa pet. E, claro, temos os espantalhos que são a Angel e o Dudu, ideia das crianças”, relata a professora Eneida raquel Sander que desenvolveu o projeto com a turma ao lado de Lúcia Cardoso e Thami Riva.

Uma das famílias que visitou a criação foi a da pediatra Yve Lozovei, 34 anos que levou os filhos “artistas” Nicolas Nunes, 3, e Heitor Nunes, 6, também acompanhados do pai, Luiz Carlos Nunes Junior 47. “Achei tudo muito lindo e é mais legal ainda por saber que meus filhos participaram de tudo isso”, diz Yve.

Além de envolver as obras de Marciano Schmitz, a exposição da Humanizarte teve como tema também Colorindo o RS, para trazer solidariedade e afeto em meio à catástrofe que atingiu o Estado em maio.

AONDE IR: Chefs Gourmet, Tricofest e Feira do Mel, Rosca e Nata estão entre as atrações na região

O artista

Marciano e a criançada | abc+



Marciano e a criançada

Foto: Juliana Nunes/GEs-Especial

O artista hamburguense Marciano Schmitz fez questão de visitar as salas e conhecer as obras desenvolvidas pelos estudantes da IENH. Ele foi recepcionado pela equipe da IENH, como o diretor geral Seno Leonhardt e a coordenadora da unidade Oswaldo Cruz Célia Corrêa. Também acompanharam a visita alunos representando personagens literários como Mafalda e Harry Potter.

“Acho incrível. Toda criança é artista, tem despojamento de todos preconceitos que se possa ter e tem a objetividade. Na minha época o acesso a arte era mais difícil, o único contato que eu tinha eventualmente em Novo Hamburgo nos anos 60 era em clube ou loja que recebiam pintores que eram quase que itinerantes. E também conhecer primeiro o trabalho do Scheffel, este foi meu elo ver que era possível com tinta ter um universo construído por mim. E aí não parei mais”, conta Marciano.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade