ENSINO SUPERIOR
"Tenho novas ideias para meu futuro": Jovem de 18 anos do Case Novo Hamburgo conquista vaga em universidade federal
Adolescente aguarda audiência com possibilidade de progredir de medida para ser transferido para a unidade em semiliberdade de Santa Maria
Última atualização: 15/02/2024 12:34
Um jovem assistido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH) realizou o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em dezembro do ano passado e foi aprovado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Agora, o socioeducando, de 18 anos, aguarda audiência com possibilidade de progredir de medida. Se ocorrer, será transferido para a unidade em semiliberdade de Santa Maria.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O sonho de ingressar no ensino superior veio com o resultado da prova e com a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O jovem começou a cursar o ensino médio quando já estava na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e concluiu a etapa por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). A prova é utilizada para obtenção de certificados de escolaridade.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
O acompanhamento para ingressar na universidade veio através da equipe do Case NH e dos profissionais que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, anexa à unidade socioeducativa. Segundo a pedagoga da unidade, Liana Lemos, o jovem sempre foi muito dedicado e adora ler e escrever. "Ele sempre foi muito dedicado, não só na escola, mas em todas as atividades pedagógicas que a gente oferecia para ele e outros adolescentes", afirma Liana.
A pedagoga conta que nesse período em que o jovem é assistido pelo Case já participou de três concursos literários, e a paixão pelas palavras lhe motivou a escrever um livro sobre a vida dele.
O jovem, que nunca imaginou chegar à faculdade, enxerga o momento como uma nova etapa, que irá mudar completamente a rota de sua vida. "Tenho novas ideias para meu futuro, ainda mais sendo uma universidade federal, onde é muito difícil conseguir vaga", comemora.