abc+

TRILHA SONORA DA VIDA

Teatro Feevale recebe o espetáculo "A Música Abre Portas" com a Orquestra Infantojuvenil de Estância Velha

Com quase 100 artistas no palco, evento promoveu uma reflexão sobre a Trilha Sonora da Vida e destacou a inclusão social por meio da música

Dário Gonçalves
Publicado em: 13/11/2024 às 21h:47 Última atualização: 14/11/2024 às 08h:29
Publicidade

Na noite desta quarta-feira (13), o Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, foi palco da segunda edição do espetáculo “A Música Abre Portas”, realizado pela Orquestra Infantojuvenil de Estância Velha. Com a participação de 95 artistas, o evento contou com 45 músicos e 45 coralistas, oferecendo ao público uma apresentação repleta de emoções e reflexões sobre a arte e o propósito de vida.

Apresentações encantaram o público no Teatro Feevale | abc+



Apresentações encantaram o público no Teatro Feevale

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O espetáculo, que tem como tema a Trilha Sonora da Vida, propôs uma reflexão profunda sobre qual seria a trilha sonora de cada pessoa e qual o seu propósito neste universo. A apresentação abordou diversas linguagens artísticas, ressaltando a importância da música como meio de conexão, inclusão e expressão. Além disso, a performance também provocou a plateia a pensar sobre os caminhos pessoais e a reflexão sobre a vida por meio da música. A regência foi do maestro Tiago Pieretti e a noite teve ainda a participação especial do Coral da Sociedade de Canto União, também de Estância Velha.

Os artistas que compuseram a Orquestra Infantojuvenil, crianças, jovens e adultos, incluindo alunos com e sem deficiência, são oriundos de diferentes projetos culturais e educacionais da região, incluindo a Vibrare Centro de Música e Neurodesenvolvimento, a APAE e as escolas municipais Otávio Rocha e Anita Garibaldi.

Segundo a diretora artística e musicista Elenara Vargas, o espetáculo tem um impacto profundo no público. “É uma apresentação transformadora, que emociona a todos ao trazer mensagens poderosas e impactantes através da arte”, afirmou Elenara, também neuropsicopedagoga.



Além de seu valor cultural, o projeto social por trás da Orquestra Infantojuvenil de Estância Velha contribui ativamente para a inclusão de crianças e adolescentes de escolas públicas e da APAE. Graças ao apoio de empresários locais e mantenedores, o projeto tem proporcionado bolsas de estudo e a doação de instrumentos musicais, garantindo o acesso à música para jovens da região.

O Projeto Orquestra nas Escolas, iniciado em setembro de 2023, é idealizado e desenvolvido em parceria entre a Vibrare Escola de Música e Neurodesenvolvimento e a Dimel Materiais de Embalagem Ltda, ambas de Estância Velha, e visa não apenas o desenvolvimento artístico, mas também o fortalecimento da inclusão e do protagonismo juvenil.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade