A busca por produções visuais naturais tem sido uma forte tendência na indústria da beleza. Se antes sobrancelhas e cílios marcados atraíam mais o público, hoje a estética conhecida como “clean girl” ganhou espaço. Esse estilo valoriza o minimalismo e a sutileza, destacando um visual mais leve e menos carregado.
LEIA TAMBÉM: SUL BELEZA: Influenciadora com mais de 12 milhões de seguidores é atração da feira neste domingo
O mercado da beleza já percebeu o interesse pela estética natural entre os clientes. Durante a Sul Beleza, o termo foi amplamente mencionado por expositores e palestrantes, que apresentaram novas técnicas e produtos ligados a essa tendência. Após três dias de atividades, a feira profissional realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, se encerra nesta segunda-feira (11).
Um dos segmentos que mais apostam no minimalismo é o de casamentos, com foco na produção de noivas e madrinhas. Especialista em penteados, a cabeleireira Luana Batista Silveira, de Chuvisca, conta que a procura pelo aspecto natural cresceu bastante entre as clientes.
“O coque é sempre um clássico para as noivas. A estética natural está presente no penteado, na maquiagem e no vestido. Elas ficam bem arrumadas, mas sem exagero”, afirma.
VEJA MAIS: BFSHOW: Feira calçadista está pronta para abastecer o varejo nacional; veja detalhes
Na produção de cílios e sobrancelhas, a mudança de demanda também é evidente. Segundo a empresária Stéfani Figueiró, dona de uma loja especializada em produtos para designers de cílios e sobrancelhas em Sapiranga, a busca por um visual mais leve aumentou nos últimos anos. Procedimentos como lash lifting, brown lamination e despigmentação de sobrancelhas estão entre as técnicas em alta.
A motivação pela estética mais leve, na visão da empresária, está ligada também ao investimento, pois os cuidados a longo prazo tornam-se mais eficientes e com maior custo-benefício.
“O fio mais volumoso e a sobrancelha pigmentada não são mais tão procurados. As pessoas buscam até remover a pigmentação das sobrancelhas para deixar o rosto com aparência mais natural. A estética mais carregada exige investimento constante, enquanto a natural não”, destaca.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A tendência também impacta a indústria da maquiagem. No mercado desde 2017, a empresária e maquiadora Michele Pamela Szynweslski, de Garibaldi, passou a buscar produtos que atendam a essa estética mais sutil e delicada.
“Estamos com lançamentos voltados para o estilo clean girl, como batons mais molhados, pele com efeito glow e fixador com brilho delicado”, explica.
Encerramento com chave de ouro
Superação foi a palavra que marcou esta edição da Sul Beleza. Com mais de 120 marcas e um público estimado em 14 mil pessoas, o evento superou as expectativas da organização.
“A Sul Beleza superou todas as expectativas nesta edição, se apresentando como uma feira excelente. Ao longo dos três dias, percebemos um público extremamente qualificado, movimentando muito os estandes e gerando negócios aos expositores”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.
Para 2025, ainda sem data confirmada, a meta é expandir o evento para mais pavilhões superiores da Fenac. Com representantes de 12 países, incluindo o Brasil, a expectativa é de que a feira ganhe cada vez mais relevância no mercado profissional da beleza.
“Há seis meses, a Sul Beleza era uma incerteza por conta da enchente no Rio Grande do Sul, a feira superou a expectativa que imaginávamos. Conseguimos entregar tudo o que queríamos”, reforça o presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no RS (Sinca/RS), Marcelo Chiodo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags