BOLHA DE CALOR
Sombras foram disputadas em sexta-feira escaldante em Novo Hamburgo
Até o fim de semana, temperaturas devem ficar cada vez mais altas
Última atualização: 09/02/2024 20:32
Marcando 36ºC em Novo Hamburgo e sensação térmica de 40ºC na tarde desta sexta-feira (9), quem transitou pelo Centro precisou encontrar estratégias para sofrer menos com o calor - se é que foi possível. A temperatura alta deve ganhar ainda mais força no final de semana. Isso porque, à medida que o centro da massa de ar quente avança em direção ao Sul do Brasil, o calor ganha mais força no Rio Grande do Sul.
Para tentar escapar da sensação de abafamento, nas ruas, os moradores buscam driblar o sol através da sombra de uma árvore, de uma sombrinha ou até mesmo de um chapéu. De Lomba Grande, Leda Biasibetti, 75, e Antônio Marciano da Silva, 75, dizem que estão passando muito calor nesta semana. “O jeito é ficar na sombra tomando um sorvete”, afirma Leda.
Já na Praça do Imigrante, dezenas de pessoas têm aproveitado a sombra das árvores nesta semana. Os amigos Renato José Braum, 69, e Luís da Silva, 67, se encontraram durante a tarde desta sexta-feira (9) para conversar. “Está horrível. Muito calor”, diz Braum. Em casa, ele comenta que liga dois ventiladores para não suar tanto. “Não gosto de ar-condicionado”, afirma. “Busco ficar embaixo da sombra”, diz.
A previsão indica que as máximas devem seguir assim nos próximos dias. Conforme a MetSul Meteorologia, no sábado (10), haverá sol e nebulosidade pelo Estado. A chance de chuva isolada será, desta vez, principalmente para as regiões Oeste e Sul. O ar quente estará reforçado e as temperaturas devem ficar entre 37ºC e 40ºC no Noroeste, no Centro, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Campanha e no Sul. Mesmo na Serra gaúcha, os termômetros devem atingir 35ºC em algumas cidades.
Novamente o sol vai aparecer com nuvens em muitas regiões no domingo. As marcas seguirão acima dos 40°C no Noroeste, no Centro, nos vales, Grande Porto Alegre e áreas a Oeste da Lagoa dos Patos, podendo chegar a até 42°C. Por conta do calor excessivo, entre a tarde e à noite, haverá chuva e risco de temporais isolados.