Moradores da Rua Carlos Germano Bürkle, no bairro Ideal, em Novo Hamburgo, estão preocupados com a quantidade de fios inservíveis que permanecem pendurados ou caídos na via. Para eles, os cabos representam um risco à segurança e à mobilidade, além de contribuírem para a poluição visual.
Há cerca de um mês, uma criança caiu ao se enroscar em um desses fios, conforme o empresário Moatan Pedroso Godoy, 28 anos, que possui um negócio no bairro. “O nome do bairro é Ideal, mas está longe de ser ideal. Uma criança saiu da escola, tropeçou nos fios soltos e caiu. Poderia ter sido um idoso”, lamentou.
O empresário também criticou a solução adotada após o incidente. “Os fios que provocaram a queda foram cortados, mas deixados na calçada. A solução não foi completa, porque agora enfrentamos um problema ambiental, de poluição”, apontou.
Outro morador, Antônio Silveira, 58 anos, confirmou que a situação piorou após uma intervenção recente de empresas de internet. Embora parte dos cabos excedentes tenha sido retirada, os fios recolhidos foram deixados amontoados na calçada em frente a um prédio comercial, gerando mais transtornos para os pedestres.
Amontoado de fios foi recolhido
Após o contato da reportagem com a Prefeitura, na última sexta-feira (6), a administração municipal afirma que acionou as empresas responsáveis, identificadas por placas fixadas nos cabos descartados. Em menos de uma hora, as empresas enviaram equipes ao local para realizar o recolhimento do material.
LEIA TAMBÉM