abc+

CHUVA INTENSA

"Só sobrou a geladeira e a televisão da última vez": Moradores de Novo Hamburgo vão para abrigo devido ao ciclone

Famílias do bairro Santo Afonso foram para o local de forma preventiva em razão da possibilidade de cheia do Rio dos Sinos

Júlia Taube
Publicado em: 13/07/2023 às 13h:55 Última atualização: 17/10/2023 às 15h:12
Publicidade

A chuva intensa que caiu sobre a região deixou os moradores do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, em alerta. Na manhã desta quinta-feira (13), 12 pessoas estavam abrigadas na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci). As famílias foram para o local de forma preventiva em razão da possibilidade de cheia do Rio dos Sinos.

Famílias do bairro Santo Afonso foram para o local de forma preventiva em razão da possibilidade de cheia do Rio dos Sinos | Jornal NH



Famílias do bairro Santo Afonso foram para o local de forma preventiva em razão da possibilidade de cheia do Rio dos Sinos

Foto: Júlia Taube/GES-Especial

As primeiras pessoas começaram a chegar na Baci ainda na tarde de quarta-feira (12), por volta das 17 horas, segundo o diretor de prevenção à violência e responsável pela implementação dos abrigos, Daniel Bota. Colchões, cobertores e alimentos foram preparados para a chegada das famílias, que passaram a noite no local.

Luís Oneide Canabarro, 60, e a esposa, Camila de Souza Cardoso, 45 | Jornal NH



Luís Oneide Canabarro, 60, e a esposa, Camila de Souza Cardoso, 45

Foto: Júlia Taube/GES-Especial

Conforme Bota, grande parte das pessoas abrigadas residem na vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. Uma das famílias acolhidas foi a do aposentado Luís Oneide Canabarro, 60. Ele e a esposa, Camila de Souza Cardoso, 45, chegaram ao local as 20 horas de quarta e água já chegava no pátio de casa.

“Perdi tudo dentro de casa, só sobrou a geladeira e a televisão da última vez. A gente decidiu vir para não precisar sair aqui de casa no meio da água”, relata Canabarro.

Esse foi o primeiro abrigo a acolher famílias em Novo Hamburgo. Bota afirma que além da Baci Santo Afonso, há também outros dois pontos preparados na cidade: a Escola Ciep, no bairro Canudos, e a Baci Kephas.

“Desde terça-feira a Defesa Civil está passando com um carro avisando as pessoas das casas interditadas saírem das casas e quem se achar em risco também sair. Não foi ninguém”, afirma o diretor.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade