CONFUSÃO NA CÂMARA

SindProf-NH pede responsabilização de Ito Luciano e diz que vereador cometeu misoginia

Para o sindicato, fala do parlamentar hamburguense seria "muito violenta" e ocorre num momento de fragilidade das comunidades escolares e profissionais da educação

Publicado em: 19/04/2023 11:32
Última atualização: 04/03/2024 16:55

Ainda dá o que falar o discurso do vereador Ito Luciano (PTB) no qual criticou o "nível" de educação dos professores que acompanhavam a sessão e, por isso, "que crianças estão matando e assaltando". O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProf-NH) divulgou por volta das 11 horas desta quarta-feira (19) comunicado no qual afirma que cobrará da Câmara a devida apuração dos fatos e quer a responsabilização do parlamentar. Isso significa que, se o pleito dos sindicalistas for levado a diante e ingressar como representação, o caso poderá acabar no Conselho de Ética do Legislativo.


Ito Luciano (PTB) Foto: Daniele Souza/CMNH

No entendimento do SindProf-NH, Ito teria cometido o crime de misoginia. "Não há palavras que justifiquem este verdadeiro ataque praticado pelo vereador Ito Luciano, justamente em um momento em que a comunidade escolar, através de suas trabalhadoras, estudantes e famílias se encontram fragilizada, face os recentes ataques às escolas nos Estados de Santa Catarina e São Paulo, onde ocorreu o assassinato de crianças e de uma professora", destaca o sindicato.

Inclusive, o grupo que representa o magistério hamburguense pede a apuração do Legislativo com relação aos fatos registrados durante a sessão de segunda-feira (17) e "com a aplicação das penalidades cabíveis."

O parlamentar negou que tenha se referido à totalidade da categoria e pediu desculpas em nota enviada pela assessoria de imprensa. Além disso, reiterou que sua manifestação não teve a intenção de vincular os casos de violência nos quais citou com ataques ocorridos em escolas.

Leia a íntegra da nota do SindProf-NH:

O Sindicato das Professoras e Professores Municipais de Novo Hamburgo- SINDPROFNH vem a público repudiar veementemente as declarações proferidas pelo vereador ITO LUCIANO (PTB), na última nesta segunda-feira, dia 17 de abril, durante sessão na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. O parlamentar ao fazer uso da tribuna ofendeu professoras e professores, categoria de trabalhadoras/es responsáveis pela educação de nossa cidade.

O discurso do vereador é muito violento, uma vez que atribui às professoras a responsabilidade pela ocorrência de ações criminosas que vitimizam a sociedade, além de ser misógino, visto que proferido contra uma categoria composta majoritariamente por mulheres. Não há palavras que justifiquem este verdadeiro ataque praticado pelo vereador Ito Luciano, justamente em um momento em que a comunidade escolar, através de suas trabalhadoras, estudantes e famílias se encontram fragilizada, face os recentes ataques às escolas nos Estados de Santa Catarina e São Paulo, onde ocorreu o assassinato de crianças e de uma professora.

A EDUCAÇÃO ESTÁ DE LUTO!

É necessário que o fato seja devidamente apurado pela Câmara de Vereadores e demais órgãos da sociedade civil, bem como que o vereador seja responsabilizado pelo seu discurso, com a aplicação das penalidades cabíveis.

Novo Hamburgo, 19 de abril de 2023.

Direção do SINDPROFNH

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas