abc+

NOVO HAMBURGO

SindProf-NH faz denúncia contra Ito Luciano no Conselho de Ética da Câmara de Vereadores

Punição ao parlamentar pode ser até mesmo a perda do mandato, caso avance a denúncia

Publicado em: 19/04/2023 às 16h:02 Última atualização: 26/03/2024 às 22h:13
Publicidade

A repercussão pelo caso envolvendo o vereador Ito Luciano (PTB) e as críticas que fez ao magistério ganhou novos capítulos nesta quarta-feira (19). O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProf-NH) protocolou denúncia contra o parlamentar por quebra de decoro. Ito Luciano já se desculpou com os professores.

Vereador Ito Luciano (PTB)



Vereador Ito Luciano (PTB)

Foto: Daniele Souza/CMNH

Como Ito está na Comissão de Ética, que é o órgão responsável por analisar esse tipo de caso, o sindicato pede o afastamento do vereador hamburguense do colegiado. Caso o pedido seja acolhido, uma das eventuais consequências ao legislador ao final do processo de apuração interna da Casa pode ser até mesmo a perda do mandato.

Em nota, o SindProf-NH entende que, “diante das ofensas proferidas contra as professoras na sessão da noite de 17/04/23. Conforme texto da denúncia, a conduta do parlamentar pode constituir transgressão grave à ética parlamentar, conforme art. 16, incisos I, III, IV e VIII, do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.”
Ito acabou discutindo com educadores na sessão de segunda-feira (17) e teria reclamado do “nível” de educação dos professores. Além disso, teria assinalado que por causa disso, “crianças estariam matando e roubando”. Na terça-feira, o vereador pediu desculpas à categoria e negou que tenha feito a correlação dos atos de violência citados com ataques a escolas registrados recentemente.

Confira a nota do Sindprof-NH

“Na tarde de hoje, 19/04/23, o SINDPROF protocolou junto a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo representação por quebra de decoro parlamentar em relação ao senhor Vereador Ito Luciano, diante das ofensas proferidas contra as professoras na sessão da noite de 17/04/23. Conforme texto da denúncia, a conduta do parlamentar pode constituir transgressão grave à ética parlamentar, conforme art. 16, incisos I, III, IV e VIII, do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. Tendo em vista que o atual presidente da comissão de ética é o Senhor Vereador acusado, constou pedido preliminar para que ele seja afastado e substituído na comissão. O SINDPROF aguarda e está acompanhando o regular andamento do procedimento.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade