O acesso ao sinal de quinta geração de banda larga, o 5G, já é realidade em Novo Hamburgo. Além do Centro, os bairros com disponibilidade são Jardim Mauá, Operário e Boa Vista. No entanto, mesmo com algumas falhas, já há quem observe o sinal em outra área hamburguense. “Pega um pouco no bairro Canudos. Há falhas, entra o 4G, mas daqui a pouco volta também o 5G” relatou na manhã desta segunda-feira (25) em seu local de trabalho, a comerciária Débora Vargas, 29 anos.
Moradora do Canudos, Débora falou que no Centro começou a perceber que podia acessar o 5G desde o início deste mês. “Acho bem melhor, porque é mais rápido” , relatou a vendedora de uma rede de móveis e eletrodomésticos, localizada na Avenida Pedro Adams Filho.
A poucos metros de distância da loja na qual trabalha Débora, uma moradora do Centro buscava informações sobre um novo aparelho que suporte o acesso do sinal 5G. A depiladora Dalva Rejane da Silva, 68, explicou ao vendedor de uma loja de telefonia que até o final do ano irá comprar o novo celular. “Este aparelho que estou, eu paguei em fevereiro/março R$ 1,2 mil e agora com 5G está pouco mais de R$ 900. Vou me programar para comprar até o final do ano. O sinal é mais rápido”, comentou.
O comerciário Davi Augusto Backes, 18, atendeu Dalva e explicou a ela que o novo celular, com valor acessível, tem tecnologia atual. “O 5G na nossa região tem sinal, embora não pegue em toda região. Mas, como é uma tecnologia nova, entendemos que até o ano que vem vai abranger mais regiões de Novo Hamburgo. A maioria busca 5G para não trocar aparelho”, acredita.
A gerente de negócio da loja, Priscila Oliveira, diz que desde julho já havia o sinal disponível. A partir daí sua equipe começou a fomentar a venda de aparelhos que suportam a nova tecnologia. “Logo quando começou teve bastante procura, em julho e agosto”, relata, acrescentando que a orientação é oferecer com 5G.
Ela conta que nem todos clientes sabem da disponibilidade da tecnologia. “Como nosso público é de pessoas de idade, nem todos sabem. Por isso, esclarecemos que há o 5G. Por outro lado, os clientes mais jovens já vêm com o interesse em comprar aparelhos 5G”, relata.
LEIA TAMBÉM