Gestão de pessoas
Simpósio de RH é nesta terça-feira no Teatro Feevale; saiba como participar
Evento promovido pelo Grupo Sinos e Unimed vai abordar o conflito entre gerações e como liderar diante de crises como a catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul
Última atualização: 17/06/2024 17:18
É nesta terça-feira (18) a segunda edição do Simpósio de RH Unimed, promovido pelo Grupo Sinos e Unimed Vale do Sinos. Com nomes de peso como Gabriel Carneiro e Dado Schneider, o encontro promete lotar o Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, para uma tarde de imersão sobre os desafios de liderar equipes em meio aos conflitos geracionais e a catástrofes como a vivida no Rio Grande do Sul.
Para quem ainda não garantiu vaga nesta segunda edição, hoje é o último dia de ingressos à venda, no valor de R$ 60. Quem quiser contribuir com as vítimas da enchente, pode optar pelo lote solidário, com desconto de 50%, ao valor de 30 reais + a doação de um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas aqui.
Além das palestras magnas, o evento contará com um painel de abertura sobre o desafio da evolução nas gerações e suas consequências físicas e psicológicas no mercado de trabalho. Comandado por Ronaldo Liota, superintendente de Mercado da Unimed VS, o painel trará o médico e coordenador do serviço de Medicina e Segurança no Trabalho na Unimed VS, Ricardo Rocha Schirmer; e a psicóloga organizacional e do trabalho na Unimed VS, Dóris Luft.
Além do painel de abertura, a diretora da Estagiar, Luísa Fischer Veloso, será a responsável por abordar a relevância do estágio na carreira. Já Cléber Sesterheim, controller da Rech Informática, fala sobre "Investindo no Amanhã: Talentos Desenvolvedores da Rech".
A primeira edição do Simpósio de RH Unimed ocorreu no ano passado e lotou o auditório do Swan Novo Hamburgo. Por conta do sucesso de 2023, o Simpósio deste ano será no Teatro Feevale, justamente para poder acolher ainda mais pessoas.
O evento tem o patrocínio máster da Unimed VS; e patrocínio da Sicredi Pioneira, VR Benefícios e Rech Informática; e apoio da Estagiar, Vip Desenvolvimento Humano, CIEE Novo Hamburgo e Auto Sport. A programação começa às 13h30, com a recepção e, às 14 horas, está marcado o início das falas. O encontro conta ainda com apoio institucional do Sindilojas NH, CDL NH e ACI NH/CB/EV/DI.
Espaço para sentir
Diante das inúmeras emoções negativas que a catástrofe climática provoca, o conselho do terapeuta e escritor Gabriel Carneiro é um só: deixar-se sentir. "Te dar a permissão de sentir tristeza, raiva, angústia, luto, empatia pela dor do outro. Isso também é inteligência emocional", observa.
Presença confirmada na segunda edição do Simpósio de RH Unimed, Carneiro deixa claro que não é a hora para cobranças. "Não podemos nos exigir ou exigir que os outros estejam leves, sorridentes e felizes. Agora, precisamos sentir", salienta.
Especialista em comportamento humano com atuação no Brasil, Argentina e Portugal, Carneiro destaca, porém, que tragédias como a que o povo gaúcho viveu no último mês também revela a força e resiliência do ser humano. "Toda tragédia um dia precisa encontrar um novo sentido. E não é pra já. Mas existe um caminho para isso. A emoção não é um problema. O negativo e positivo é o que fazemos depois de sentir", reflete.
Modelo de liderança em xeque
Palestrante confirmado nesta edição, Dado Schneider é direto ao afirmar que o jeito de comandar as empresas não é mais reconhecido e legitimado pelas novas gerações. "Eles vêm com outro chip, com outra agenda, com um olhar totalmente diferente", afirma.
Estudioso da geração Z há mais de 15 anos, Dado Schneider explica que o conflito se dá pois o jeito de comandar as empresas ainda segue o mesmo desde o século XX. "Essas lideranças mais maduras chegam ao posto de comando achando que precisam tratar seus liderados como foram tratadas no século passado. Só que este estilo de liderança não é reconhecido, nem admirado e nem respeitado pelas novas gerações", alerta.
Para ele, dentro de um conflito geracional, cabe a quem é mais experiente ou mais maduro iniciar a aproximação. "Mas como os mais velhos vão querer se aproximar e reduzir o conflito se, na época deles, foram tratados assim", provoca.
Conheça mais sobre os palestrantes
Dado Schneider
Criador da marca Claro, Dado Schneider prepara equipes para mudanças, incentivando a adaptação rápida e integrando as diferentes gerações. No encontro, ele vai falar sobre o futuro das gerações no mercado de trabalho. Para Dado, num futuro breve, as novas gerações irão ocupar cargos de liderança e até a presidência dos países. Estudioso da geração Z há mais de 15 anos, o palestrante já havia apontado, anos atrás, as grandes mudanças de hierarquia, comportamento e estruturas empresariais que estamos vivendo hoje.
Gabriel Carneiro
Consultor, escritor e palestrante especialista em comportamento humano, Gabriel Carneiro tem atuação no Brasil, Argentina e Portugal. No Simpósio, ele vai abordar o tema desenvolvimento para lideranças e autoconhecimento sob o olhar da psicologia positiva, transacional, inteligência emocional e neurociência. Carneiro desenvolve treinamentos em educação emocional para líderes, mentor de imersões de autoconhecimento em Portugal e Argentina e é autor do livro best seller “O Encantador de Pessoas”.
Agende-se
O quê: Simpósio de RH Unimed
Quando: nesta terça-feira (18), a partir das 13h30
Onde: Teatro Feevale, em Novo Hamburgo
Ingresso: 60 reais ou 30 reais + a doação de um quilo de alimento ou água pelo link https://www.blueticket.com.br/evento/34923
Patrocínio máster: Unimed Vale do Sinos
Patrocínio: Sicredi Pioneira, VR Benefícios e Rech Informática
Apoio: Estagiar, Vip Desenvolvimento Humano, CIEE Novo Hamburgo e Auto Sport
Apoio institucional: Sindilojas NH, CDL NH e ACI-NH/CB/EV/DI
Promoção: Jornal NH e Rádio ABC 103.3
Realização: Grupo Sinos