SAÚDE

Shopping de Novo Hamburgo terá ponto de vacinação contra Covid-19 aos sábados

Aplicações serão feitas a partir deste fim de semana, das 13 às 18 horas

Publicado em: 07/03/2023 16:28
Última atualização: 01/02/2024 16:22

Novo Hamburgo conta agora com um novo ponto de vacinação contra a Covid-19 aos sábados. Em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Bourbon Shopping Novo Hamburgo, o centro comercial passará a ter um local para fazer as aplicações semanalmente. A ação começa neste sábado (11) e a previsão é que dure até maio.

Shopping de Novo Hamburgo ganha ponto de vacinação contra Covid-19 aos sábados Foto: Carolina Zeni/GES-Especial
As vacinações ocorrerão em um espaço no andar térreo do Shopping, que fica na Avenida Nações Unidas, 2001, no bairro Rio Branco. As aplicações serão feitas das 13 às 18 horas.

No local, serão aplicadas primeira, segunda ou terceira dose (primeiro reforço) da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 12 anos ou mais. Já a quarta dose (segundo reforço) será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, além da vacina Pfizer Bivalente para o grupo prioritário. De acordo com a Prefeitura, crianças não serão vacinadas neste ponto.

 É necessário que as pessoas interessadas em receber a primeira dose do imunizante apresentem documento de identidade com foto, comprovante de residência em Novo Hamburgo ou cartão do SUS. Já para quem precisa de alguma das demais doses basta apresentar comprovante de vacinação das doses recebidas anteriormente e documento de identificação.

Vacinados com Janssen

Quem tem entre 18 e 39 anos e recebeu como esquema primário (primeira dose) a dose única da Janssen, poderá fazer o primeiro reforço (segunda dose) no local, desde que obedeça ao intervalo de dois meses após a aplicação da primeira dose. Já para receber o segundo reforço (terceira dose), o morador deve ter respeitado o intervalo de quatro meses em relação ao primeiro reforço. 

Quem tem 40 anos ou mais poderá receber o primeiro reforço no ponto de vacinação do Shopping desde que tenha cumprido o intervalo de dois meses após a aplicação da primeira dose. O segundo reforço deve respeitar o intervalo de quatro meses em relação ao primeiro reforço. Já o terceiro reforço (quarta dose) deve ser recebido em um intervalo de quatro meses em relação ao segundo reforço.

Nas etapas de reforços, contudo, será aplicado o imunizante da Pfizer monovalente.

Pfizer Bivalente

No ponto de vacinação do Shopping também, será aplicada a vacina Pfizer Bivalente para o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde até o momento. Fazem parte deste grupo pessoas de 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, nas seguintes condições (é preciso apresentar laudo médico):

  • Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
  • Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoides em doses >20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por >14 dias;
  • Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, >2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10Kg;
  • Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológico que levam à imunossupressão;
  • Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária);
  • Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas.

- Para receber a vacina bivalente

Para que pessoas de 60 anos ou mais recebam a dose desta vacina, é preciso que tenham recebido o esquema primário inicial de duas doses: D1 e D2 com a vacina monovalente de qualquer fabricante, sendo necessário respeitar o intervalo de quatro meses da última dose recebida ou quatro meses de intervalo de qualquer reforço que a pessoa possa ter recebido.

Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o seu esquema primário com as três doses da vacina contra a Covid-19 monovalente estão aptas a receber uma dose da vacina Pfizer Bivalente após a segunda dose da vacina monovalente. Assim, a vacina bivalente poderá ser utilizada para completar o esquema primário após intervalo de oito semanas da segunda dose monovalente. E a dose de reforço poderá ser realizada também com a vacina bivalente após intervalo de quatro meses da última dose bivalente.

A vacina, fabricada pela Pfizer, inclui RNAm que codifica a proteína Spike da cepa original (ancestral) de SARS-CoV-2 (Covid-19) e da B.1.1.529 ômicron e variantes BA.4 e BA.5, por isso o nome bivalente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas