abc+

PAIXÃO DE CRISTO

Sexta-feira Santa terá encenação da Via Sacra em Novo Hamburgo

Atores percorrerão cerca de três quilômetros até a Catedral São Luiz Gonzaga

Dário Gonçalves
Publicado em: 27/03/2024 às 06h:45 Última atualização: 27/03/2024 às 06h:45
Publicidade

Os últimos momentos de vida de Jesus Cristo serão encenados nesta Sexta-feira Santa (29) pela comunidade da capela São Miguel, do bairro Ideal, em Novo Hamburgo. Coordenados pelo padre Marco Antonio Leal, os atores iniciarão o teatro móvel a partir da esquina da rua Guarujá com a Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, e irão até a Catedral São Luiz Gonzaga, no Centro.

Via Sacra Novo Hamburgo  | abc+



Via Sacra Novo Hamburgo

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A Via Sacra consiste em 14 estações que representam momentos específicos do caminho percorrido por Jesus Cristo carregando a cruz, desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, onde foi crucificado. Cada estação é marcada por uma imagem ou quadro que retrata uma cena da Paixão de Cristo, acompanhada de uma oração específica. As estações geralmente incluem momentos como Jesus sendo condenado à morte, encontrando sua mãe Maria, sendo crucificado e sendo colocado no túmulo.

O início da atividade católica será às 19h30. “Saindo da capela São Miguel, teremos as primeiras cenas da condenação de Jesus, até ele ser flagelado, carregando a cruz às costas. E então descemos em direção à Catedral em um percurso de cerca de três quilômetros e cerca de uma hora e meia de duração”, explica o padre Marco.

A encenação é composta por pessoas voluntárias da comunidade católica. “Ninguém é ator de verdade, mas este ano temos a assessoria de um professor de teatro. Viemos ensaiando desde fevereiro e intensificando a preparação nestes últimos dias neste tempo de quaresma, que é a preparação para a Páscoa. Então, conta com homens, mulheres, crianças, idosos, pessoas de todas as idades”, acrescenta o religioso.

Já na Catedral São Luiz Gonzaga, ocorrerão os momentos principais da Via Sacra, incluindo a crucificação de Jesus e o momento em que ele é depositado nos braços de sua mãe, Maria, até a sepultura. Jesus e Maria serão interpretados pelo casal Sidnei e Carolina Wanner.

Transporte

Haverá ônibus disponível às pessoas da Catedral até a capela São Miguel a partir das 18 horas para que possam acompanhar todo o teatro. Quem for direto ao bairro Ideal e descer acompanhando a encenação, também poderá pegar ônibus ao final para voltar à capela. “Queremos facilitar a logística”, diz o padre.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade