LUTO
Seputalmento de Maria Emília será na tarde deste sábado no Cemitério Municipal
Moradora de Novo Hamburgo morreu nesta sexta-feira (10), aos 106 anos. Personalidades lamentam a partida da centenária
Última atualização: 22/12/2023 11:22
O corpo de Maria Emília de Mendonça está sendo velado na Sala B da Funerária Krause, em Hamburgo Velho, desde às 4 horas deste sábado (11). A moradora de Novo Hamburgo, que foi patronesse da Feira do Livro de 2019, morreu nesta sexta-feira (10) aos 106 anos. O sepultamento está previsto para as 17 horas de hoje no Cemitério Municipal.
A morte de Maria Emília foi lamentada pela prefeita Fatima Daudt, que publicou nota oficial na manhã de hoje. "Me solidarizo com toda a família e amigos neste momento. Dona Maria Emília foi um exemplo de mulher", declarou a chefe do Executivo.
A Academia Literária do Vale do Sinos (Alvales), onde ela se tornou integrante aos 103 anos, também emitiu nota de pesar. "A Alvales se despede da acadêmica Maria Emília de Mendonça que deixa um legado de amor, fé e fraternidade. Seu exemplo suavizará a dor da sua ausência. À família nosso pesar", escreveu a presidente Renate Gigel.
Mesmo tendo estudado somente até a 4ª série, Maria Emília era apaixonada pelos livros. Em 2019, lançou sua biografia, Encontro das Águas, escrita por Fabrício Vijales. O escritor também se manifestou sobre a partida da colega, publicando a capa do livro e fotos dos dois juntos. "Adeus minha amiga. Foi um privilégio descobrirmos juntos palavras, histórias e o amor pela vida. Você sempre estará em meu coração. Meus sentimentos aos familiares e amigos."
Quando foi escolhida como patronesse da 37.ª Feira do Livro de Novo Hamburgo, Maria Emília declarou ao Jornal NH. " "Nem sei como me expressar de tão feliz por este convite maravilhoso. Para mim, é uma novidade, me sinto realizada. Eu acho que vai ser uma experiência boa. Nesta minha idade, participar de uma coisa assim é muita graça de Deus. Me sinto muito feliz e muito honrada por este acontecimento."
A feira ocorreu de 20 a 24 de setembro de 2019, na Praça do Imigrante, e teve a presença constante da sua patronesse. Ao ser questionada se estava visitando o evento diariamente, ela respondeu. "Como que vou ficar em casa, se aqui está tudo tão lindo."