SEMANA FARROUPILHA
SEMANA FARROUPILHA: Gincana temática é atração em escola pública; veja fotos
Tradicionalismo movimenta estudantes em competição que promete medalhas e nota extra
Última atualização: 17/09/2024 14:16
Música gaúcha, piquetes, trajes e comidas típicas. Esse é o cenário encontrado no pátio da Escola Estadual de Ensino Médio Maurício Sirotsky Sobrinho, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Uma gincana farroupilha movimenta as atividades da instituição de ensino até esta quinta-feira (19).
PREVISÃO DO TEMPO: Como será a Semana Farroupilha? RS terá de céu azul a temporais
O evento é tradição na escola, que o promove há 11 anos. Durante a Semana Farroupilha, as turmas do ensino médio se transformam em piquetes e participam de competições que envolvem atividades como dança, comidas típicas e declamação. “Esse é um projeto bem visto e que os alunos gostam. Além da disciplina, o objetivo também é cultuar a nossa tradição, que é a parte mais importante”, afirma a professora Kelly Regina dos Santos.
Uma das competições nesta terça-feira (17) foi a prova das comidas típicas. Churrasco, carreteiro e vaca atolada foram alguns dos pratos que o júri teve a missão de avaliar. “Escolhemos a vaca atolada porque quando chega inverno temos que pensar numa comida que vai aconchegar. Essa atividade na escola é ótima porque gosto de cozinhar e acho importante conhecermos o que é típico”, afirma a estudante Luiza Carvalho, 16 anos.
LEIA TAMBÉM: Tradicionalismo reúne milhares de pessoas no Acampamento Farroupilha de Sapiranga
Combate a evasão escolar
O prazer dos alunos em estarem na escola é um dos pontos mais positivos da gincana farroupilha. Para a professora Cássia Taube, a participação anima os jovens e engaja as famílias, o que consequentemente ajuda a combater a evasão escolar. “A gente brinca que agora ‘brota’ aluno para a Semana Farroupilha. Então, quem estava evadido voltou, temos muitos alunos que retornaram justamente por causa da gincana”.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A animação dos estudantes na competição é evidente. Com chimarrão em mãos e trajados a caráter, os jovens aproveitam o momento para confraternizar. Uma das alunas que aguarda ansiosamente pela gincana farroupilha é Isabel Machado Dorneles, 17 anos. “Para mim é a melhor parte do ano, e esse é o benefício de estudar aqui porque nunca vi atividades assim em outras escolas. Amo representar o Rio Grande do Sul”, destaca.