abc+

CARNAVAL DO SINOS

SambaSinos promove renovação e fortalecimento do samba na região

Realizado pela Protegidos, programação segue até a meia-noite deste sábado

Publicado em: 09/11/2024 às 17h:48 Última atualização: 12/11/2024 às 15h:05
Publicidade

Muita música, desfiles e apresentações de escolas de samba da região convidam o público para sede da escola Protegidos, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, neste sábado (9). Desde o último domingo, a organização hamburguense promove, em parceria com escolas de Estância Velha, São Leopoldo, Viamão e Porto Alegre a SambaSinos – Caravana Cultural Carnavalesca, em múltiplos locais, com o objetivo de fortalecer e renovar a força das escolas de samba da região.

CONFIRA: Médicos do HNSG aceitam acordo para salários atrasados em audiência de conciliação

 Roda de samba do Lu Astral, que se apresentou neste sábado   | abc+



Roda de samba do Lu Astral, que se apresentou neste sábado

Foto: Weslei Fillmann/Especial

Esta é a primeira edição de um evento que deve entrar no calendário de atrações culturais da região. E o objetivo dele é trazer de volta a força dos carnavais. “Na região, com o passar dos anos, estamos evidenciando o fim das escolas. Está havendo um apagamento, uma inviabilização. A maioria não tem recursos para dar continuidade aos desfiles de carnaval. A ideia do projeto é, justamente, fomentar a cultura do carnaval, não apenas entre as escolas, mas entre o público em geral”, comenta Luana Khodja, gestora cultural e coordenadora executiva do SambaSinos.

Responsável pela assessoria do projeto, Leonardo Rosa comenta sobre a importância do evento e das escolas, principalmente para a comunidade negra. “As pessoas têm a escola de samba não somente como aqueles 50 minutos de desfile na avenida, mas sim como seu espaço. Historicamente, no Vale do Sinos, pela questão da segregação, as escolas de samba são esses núcleos onde a comunidade negra e as demais invisibilizadas podem circular tranquilamente.”

Esse movimento, de acordo com Leonardo, movimenta toda a economia municipal, pois pessoas de outras regiões e até estados vêm para Novo Hamburgo participar do evento. “A rede hoteleira ganha, pois o pessoal que vem do Rio de Janeiro precisa dormir em algum lugar. O cara do Uber, a segurança, o comércio, todos ganham”, destaca.

VEJA: BFSHOW: Feira calçadista está pronta para abastecer o varejo nacional; veja detalhes

Resiliência, união e retomada de atividades

A enchente de maio trouxe diversos prejuízos para escolas da região. Até mesmo para aquelas que não foram atingidas diretamente pela água, precisaram se mobilizar para, com pouco recurso disponível, auxiliar nas escolas de outros municípios.

“No meio dessa enchente que passamos, as escolas perderam tudo. A Asas da Liberdade (de Estância Velha) não tem mais nada de patrimônio. A Cruzeiro do Sul está se reinventando, pois ela era um clube social e o espaço onde ocorrem as atividades está sendo totalmente reformado. E nós vamos lá, injetamos um movimento deste, cultural, efervescente em uma semana que a cidade cancelou todos os eventos culturais (do final do ano). Acho que a gente bateu um bolão com este evento. A gente é notícia no Brasil”, comenta Lana Flores, presidente da Protegidos.

E o principal objetivo do evento é fortalecer a cultura para as escolas que estão com baixo recurso ou que pararam de se apresentar há anos, de acordo com Luana. “Queremos que elas voltem a se qualificar e tentar criar uma consciência de grupo desta região. A gente vê que esse fortalecimento vai ajudar na busca por verbas. […] Mostrar que não são comunidades isoladas”, comenta.

“Historicamente, Novo Hamburgo e São Leopoldo sempre foram protagonistas do carnaval. (O SambaSinos) Acende novamente a potência que é o carnaval do Sinos, que sempre foi protagonista no Rio Grande do Sul”, finaliza Leonardo.

Leonardo, Lana e Luana, responsáveis pela execução e divulgação do SambaSinos | abc+



Leonardo, Lana e Luana, responsáveis pela execução e divulgação do SambaSinos

Foto: Weslei Fillmann/Especial

LEIA MAIS: SUL BELEZA: Protetor térmico de caviar e anticelulite com pimenta estão entre as tendências da feira

Confira a reta final da programação deste domingo

  • 18h às 22h – Apresentações de Grupos Show:
  • Escola de Samba Império do Sol (SL)
    Escola de Samba da Vila Isabel (Viamão)
    Escola de Samba Imperadores do Samba (Porto Alegre);
  • 22h – Encerramento Oficial do evento com a presidenta da Protegidos;
  • 22h30 – Show com Bruno Ribas – Intérprete da Unidos de Padre Miguel-RJ, Wantuir da Unidos do Porto da Pedra-RJ e Bateria e Grupo Show da Protegidos;
  • 24h – Show: Grupo Pyração.

CONFIRA: Mostra de orquídeas atrai visitantes neste fim de semana em Novo Hamburgo

Programação permanente

• Feira Preta – feira de produtos artesanais confeccionados por mulheres pretas da região do Vale do Sinos.
• Exposição fotográfica “O Vale do Samba” – Registros da Folia Carnavalesca do Vale dos Sino – Curadoria Celi Reinhardt | Acervo: Leonardo Rosa
• Exposição Memorial Protegidos: exposição com fotos, troféus, indumentárias, fantasias, reportagens, entre outros itens de memória, contando a história e trajetória da Escola de Samba Protegidos de Novo Hamburgo.
• Exposição de croquis, fantasias e adereços das Escolas de Samba participantes do SambaSinos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade